O ensino da leitura e suas condições de possibilidade escolares

Autores

  • Antonio Augusto Gomes Batista

Palavras-chave:

Ensino, Leitura

Resumo

Este artigo tem por objeto o estudo do acontecimento do ensino da leitura, em suas relações com as condições de possiblidade em que esse ensino se dá. Para isso, analisa-se a prática de estudo de textos que se realiza no ensino de Português, no segundo segmento do 1° grau. Tal análise permite concluir, por um lado, que as condições de possibilidade no ensino da leitura na escola permitem não a emergência do ensino da leitura, mas a emergência do ensino de uma mobilidade de leitura e de outros objetos, e, por outro lado e consequentemente, que a transformação do ensino da leitura é função não apenas de uma transformação no modo de conceber a leitura, mas ainda de uma transformação de suas condições de possibilidade.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

O ensino da leitura e suas condições de possibilidade escolares. (2023). Educação Em Revista , 8(15). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44682

Artigos Semelhantes

21-30 de 213

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.