Aprendizagens profissionais de professores dos primeiros anos participantes num estudo de aula

Authors

  • Mónica Baptista Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • João Pedro da Ponte
  • Isabel Velez Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Estela Costa Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Keywords:

Formação de Professores

Abstract

O estudo de aula leva os professores arefletirem, através de um trabalho eminentemente colaborativo, sobre a suaprática profissional. Neste artigo, analisamos as possibilidades formativas dosestudos de aula no que se refere às aprendizagens profissionais dos professoresrelativas à prática letiva, comenfoque na seleção de tarefas e na análise do raciocínio dos alunos, bem como àsua visão da colaboração e reflexão profissional. Para isso, seguiu-se umametodologia qualitativa e interpretativa, tendo por base a observaçãoparticipante. O estudo de aula que apresentamos decorreu num Agrupamentode Escolas, situado numa zona rural, e envolveu cinco professoras dos primeirosanos e uma equipa do Instituto de Educação. Os resultados reforçam a ideia queos estudos de aula podem proporcionar aos professores um olhar mais atentosobre a natureza das tarefas a propor em sala de aula e levá-los a valorizarmais os processos de raciocínio dos seus alunos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mónica Baptista, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

João Pedro da Ponte

Isabel Velez, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Estela Costa, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Published

2023-05-29

How to Cite

Baptista, M., Ponte, J. P. da, Velez, I., & Costa, E. (2023). Aprendizagens profissionais de professores dos primeiros anos participantes num estudo de aula. Educação Em Revista, 30(4). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21160

Issue

Section

Artigos