Aprendizagens profissionais de professores dos primeiros anos participantes num estudo de aula
Palabras clave:
Formação de ProfessoresResumen
O estudo de aula leva os professores arefletirem, através de um trabalho eminentemente colaborativo, sobre a suaprática profissional. Neste artigo, analisamos as possibilidades formativas dosestudos de aula no que se refere às aprendizagens profissionais dos professoresrelativas à prática letiva, comenfoque na seleção de tarefas e na análise do raciocínio dos alunos, bem como àsua visão da colaboração e reflexão profissional. Para isso, seguiu-se umametodologia qualitativa e interpretativa, tendo por base a observaçãoparticipante. O estudo de aula que apresentamos decorreu num Agrupamentode Escolas, situado numa zona rural, e envolveu cinco professoras dos primeirosanos e uma equipa do Instituto de Educação. Os resultados reforçam a ideia queos estudos de aula podem proporcionar aos professores um olhar mais atentosobre a natureza das tarefas a propor em sala de aula e levá-los a valorizarmais os processos de raciocínio dos seus alunos.Descargas
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.