A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: DISCURSOS DE PROFESSORES/FORMADORES

Authors

  • Ferreira Alberto Alves Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Keywords:

educação, formação de professores, currículo

Abstract

Neste texto apresentamos um estudo que realizámos com docentes dos cursos de formação inicial de professores, através de entrevistas, onde afirmaram procurar avaliar os processos de realização de tarefas de aprendizagem dos futuros professores, na tentativa de diagnosticar atempadamente dificuldades e de os levar a ultrapassá-las. No entanto, consideraram que as práticas de avaliação formativa ainda não são as ideais, devido ao elevado número de alunos que cada docente tem, ao número e à diversidade de unidades curriculares que lecionam e, ainda, à falta de tempo para uma ajustada regulação do processo de ensino e de aprendizagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ferreira Alberto Alves, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Professor da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal).

Published

2023-05-29

How to Cite

Alves, F. A. (2023). A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: DISCURSOS DE PROFESSORES/FORMADORES. Educação Em Revista, 31(3). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21201

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.