A POLÍTICA EDUCATIVA E SEUS EFEITOS NOS TEMPOS E ESPAÇOS ESCOLARES: A REINVENÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTERPRETADA POR JOVENS ALUNOS
Keywords:
jovens, ensino médio, escola, políticas públicasAbstract
Este artigo descreve o que pensam, sentem e experimentam os jovens alunos do ensino médio da rede pública estadual de Minas Gerais a partir da implementação de uma política educativa que, alicerçada em uma reformulação curricular, modifica tempos e espaços escolares. Organizado em 3 seções, além da apresentação, iniciamos o texto expondo o cenário da pesquisa. Em seguida, na primeira seção, fazemos breve exposição do contexto político do Projeto Reinventando o Ensino Médio, institucionalizado na rede pública estadual de Minas Gerais, no período de 2012-2014. Na segunda seção, analisamos a percepção dos jovens alunos que vivenciaram a política em sua dimensão prática, explorando uma metodologia do tipo qualitativo baseada nos grupos focais. As falas dos jovens são reveladoras de como tais políticas muitas vezes colocam num lugar quase invisível os sujeitos para as quais são endereçadas. Por fim, na terceira seção, tecemos algumas ponderações acerca dos resultados da pesquisa.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.