NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DE ESCOLAS DO CAMPO

Authors

  • Alexandre Leite dos Santos Silva Universidade Federal do Piauí http://orcid.org/0000-0002-8239-9240
  • Suzana Gomes Lopes Universidade Federal do Piauí
  • Eduardo Kojy Takahashi Universidade Federal de Uberlândia

Keywords:

Rural education, Science teaching, Teacher training

Abstract

The analysis of teacher training needs is essential for diagnosis, planning and decision-making in the educational area. Teacher training needs can be defined as concerns, desires, needs and problems felt and perceived in the teaching process, representative of values arising in someone context. The aim of this paper is to discuss the results of a research that about the training needs of Science teachers from rural schools from a county of Piauí, Brazil, in between 2017 and 2018. For this, the data were collected through forms, questionnaires, interviews and documents. The subjects who contributed to the research were Science teachers and principals of rural schools, college professors and undergraduates of a Course of Licentiate of Rural Education with a focus on Natural Sciences. The analysis showed that Science teachers in rural schools had needs for better working conditions, to adopt unconventional teaching methodologies and specific knowledge in Natural Sciences. It is emphasized in the results that they also had the training needs not aware to develop contextualized teaching and knowledge about Rural Education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alexandre Leite dos Santos Silva, Universidade Federal do Piauí

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Possui Graduação em Física pela UFU. É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Atua como Professor Adjunto na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi nomeado para a função de Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (área Ciências da Natureza) para o período de outubro de 2019 a outubro de 2021. Ministra atualmente o Curso de Nivelamento de Física no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros e é professor no Curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza. É líder do Grupo de Pesquisas em Ensino de Física em Contexto (PEFICO) e pesquisador do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Educação do Campo. Está envolvido em pesquisas sobre ensino e formação de professores em Ciências e em Física. 

Suzana Gomes Lopes, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) - ponto focal Universidade Federal do Maranhão (2015), Mestre em Biodiversidade e Conservação pela Universidade Federal do Maranhão (2011) e graduada em Licenciatura Plena e Bacharelado no curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri (2007). Atualmente é Professora Efetiva do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: (i) Ecologia e Evolução de Parasitos da Herpetofauna, com ênfase em Parasitos de Répteis; (ii) Helmintologia Veterinária, com ênfase em resistência e análise de anti-helmínticos e produtos naturais para ovinocaprinocultura; e (iii) Educação do Campo, com ênfase no Ensino de Ciências.

Eduardo Kojy Takahashi, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1988), na área de Física da Matéria Condensada. É professor aposentado e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem experiência na área de ensino de Física, atuando nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores de Física, divulgação científica e ensino de física com tecnologias. Foi Curador do Museu Diversão com Ciência e Arte (Museu Dica) do Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia e líder do Núcleo de Pesquisa em Tecnologias Cognitivas (NUTEC), que constitui o núcleo de pesquisas do Museu DICA.

Published

2021-06-08

How to Cite

Silva, A. L. dos S., Gomes Lopes, S., & Kojy Takahashi, E. . (2021). NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DE ESCOLAS DO CAMPO. Educação Em Revista, 37(1). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/24191

Similar Articles

1 2 3 4 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.