NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DE ESCOLAS DO CAMPO

Autores/as

  • Alexandre Leite dos Santos Silva Universidade Federal do Piauí http://orcid.org/0000-0002-8239-9240
  • Suzana Gomes Lopes Universidade Federal do Piauí
  • Eduardo Kojy Takahashi Universidade Federal de Uberlândia

Palabras clave:

Educación rural, Enseñanza de ciencias, Formación docente

Resumen

El análisis de las necesidades de formación del profesorado es esencial para el diagnóstico, la planificación y la toma de decisiones en educación. Estas necesidades pueden definirse como preocupaciones, deseos, necesidades y problemas que se sienten y perciben en el proceso de enseñanza, representativos de los valores que surgen en un contexto. Discute los resultados de una investigación que buscó identificar las necesidades de formación de docentes de ciencias de escuelas rurales en un municipio del estado semiárido de Piauí entre 2017 y 2018. Para esto, los datos se recopilaron por medio de formularios, cuestionarios, entrevistas y documentos. Los sujetos que contribuyeron a la investigación son maestros de ciencias y directores de escuelas rurales, maestros y estudiantes de un curso de licenciatura en educación rural con un enfoque en ciencias naturales. El análisis mostró que los profesores de ciencias en las escuelas rurales tenían la necesidad de mejores condiciones de trabajo, para adoptar metodologías de enseñanza no convencionales y conocimientos específicos en ciencias naturales. Se destaca en los resultados que ellos también tenían las necesidades inconscientes de desarrollar la enseñanza contextualizada y el conocimiento sobre educación rural.

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Biografía del autor/a

Alexandre Leite dos Santos Silva, Universidade Federal do Piauí

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Possui Graduação em Física pela UFU. É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Atua como Professor Adjunto na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi nomeado para a função de Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (área Ciências da Natureza) para o período de outubro de 2019 a outubro de 2021. Ministra atualmente o Curso de Nivelamento de Física no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros e é professor no Curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza. É líder do Grupo de Pesquisas em Ensino de Física em Contexto (PEFICO) e pesquisador do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Educação do Campo. Está envolvido em pesquisas sobre ensino e formação de professores em Ciências e em Física. 

Suzana Gomes Lopes, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) - ponto focal Universidade Federal do Maranhão (2015), Mestre em Biodiversidade e Conservação pela Universidade Federal do Maranhão (2011) e graduada em Licenciatura Plena e Bacharelado no curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri (2007). Atualmente é Professora Efetiva do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: (i) Ecologia e Evolução de Parasitos da Herpetofauna, com ênfase em Parasitos de Répteis; (ii) Helmintologia Veterinária, com ênfase em resistência e análise de anti-helmínticos e produtos naturais para ovinocaprinocultura; e (iii) Educação do Campo, com ênfase no Ensino de Ciências.

Eduardo Kojy Takahashi, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1988), na área de Física da Matéria Condensada. É professor aposentado e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem experiência na área de ensino de Física, atuando nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores de Física, divulgação científica e ensino de física com tecnologias. Foi Curador do Museu Diversão com Ciência e Arte (Museu Dica) do Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia e líder do Núcleo de Pesquisa em Tecnologias Cognitivas (NUTEC), que constitui o núcleo de pesquisas do Museu DICA.

Publicado

2021-06-08

Cómo citar

Silva, A. L. dos S., Gomes Lopes, S., & Kojy Takahashi, E. . (2021). NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DE ESCOLAS DO CAMPO. Educação Em Revista, 37(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/24191

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