O Ensino Médio no Brasil: histórico e perspectivas

Autores/as

  • Carlos Roberto Jamil Cury

Palabras clave:

Educação, Política Educacional, Ensino Médio

Resumen

Este artigo pretende mostrar que o ensino médio no Brasil está sob novas realidades: de um lado, as novas determinações legais trazidas pelas Diretrizes e Bases da Educação Nacional, lei nº 9.394/96 e pelo decreto nº 2.208797, de outro, a economia internacional sob a nova divisão internacional do trabalho. Na medida em que herda condicionamentos advindos do passado, o estudo explicita as funções que, historicamente, foram atribuídas ao ensino médio no Brasil. Nesse sentido, o ensino médio participa dos embates que se dão nos eixos da modernização conservadora e da ampliação dos espaços de uma cidadania democrática.

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Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Cury, C. R. J. (2023). O Ensino Médio no Brasil: histórico e perspectivas. Educação Em Revista, 14(27). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42630

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