República, trabalho, educação: a experiência do Instituto João Pinheiro 1909-1930

Autores/as

  • Luciano Mendes de Farias Filho

Palabras clave:

República, Trabalho, Educação

Resumen

A pesquisa teve como objeto a história do Instituto João Pinheiro, no período de 1909 a 1984. Buscou-se resgatar a experiência da instituição através de fontes que possibilitaram relacioná-la com o contexto mineiro e com as políticas sociais de assistência e educação à época, bem como compreender a sua dinâmica interna e, dentro dos limites, as ações cotidians de educadores e educandos. A análise dos documentos e da bibliografia mostrou uma instituição bastante dinâmica, com uma proposta educativa definida, o que não impediu que ela, por força dos conflitos e intereses em jogo, fosse redefinindo a proposta e , mesmo, a clientela específica a quem se destinava: às crianças abandonadas. A investigação evidenciou, também que os alunos exerceram um papel ativo durante todo o processo educativo, aceitando-o e contribuindo para que ele se efetivasse, ou reagindo ao mesmo. Viu-se com clareza também que, ao saírem do Instituto, os jovens trabalhadores, ao buscarem definir, dentro dos limites, seus destinos sociais, iam contra o destino que a instituição impor-lhes.

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Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Luciano Mendes de Farias Filho. (2023). República, trabalho, educação: a experiência do Instituto João Pinheiro 1909-1930. Educação Em Revista, 8(15). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44693

Número

Sección

Dissertações e teses

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