República, trabalho, educação: a experiência do Instituto João Pinheiro 1909-1930
Palabras clave:
República, Trabalho, EducaçãoResumen
A pesquisa teve como objeto a história do Instituto João Pinheiro, no período de 1909 a 1984. Buscou-se resgatar a experiência da instituição através de fontes que possibilitaram relacioná-la com o contexto mineiro e com as políticas sociais de assistência e educação à época, bem como compreender a sua dinâmica interna e, dentro dos limites, as ações cotidians de educadores e educandos. A análise dos documentos e da bibliografia mostrou uma instituição bastante dinâmica, com uma proposta educativa definida, o que não impediu que ela, por força dos conflitos e intereses em jogo, fosse redefinindo a proposta e , mesmo, a clientela específica a quem se destinava: às crianças abandonadas. A investigação evidenciou, também que os alunos exerceram um papel ativo durante todo o processo educativo, aceitando-o e contribuindo para que ele se efetivasse, ou reagindo ao mesmo. Viu-se com clareza também que, ao saírem do Instituto, os jovens trabalhadores, ao buscarem definir, dentro dos limites, seus destinos sociais, iam contra o destino que a instituição impor-lhes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.