Algumas reflexões sobre a noção de público no contexto da política educacional brasileira

Autores/as

  • Dalila Andrade Oliveira; Maria do Carmo Paoliello

Palabras clave:

Política educacional brasileira

Resumen

Deste o final do século XIX, a escola tem sido objeto de intenso debate. Mas o que é essa escola pública? Ae ela se  apresenta de formas diversas desde o seu surgimento, é possível defini-la de modo universallista, basta que uma escola seja mantida por órgãos estatais para ser nomeada pública? Este ensaio apresenta uma breve discussão, com base na realidade educacional brasileira mais recente, sobre como tempos e lugares diferentes produziram conceitos distintos de "público" em função da relação que a sociedade civil estabelece com o Estado. A tese  defendida é que se pode  abstrair, a partir da forma pela qual os homens se organizam em sociedade em um dado momento e dos mecanismos que criaram para institucionalizar essa forma social, o conceito de "público" nela expressa, sendo que diferentes concepções e práticas podem coexistir numa mesma realidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Dalila Andrade Oliveira; Maria do Carmo Paoliello. (2023). Algumas reflexões sobre a noção de público no contexto da política educacional brasileira. Educação Em Revista, 21(42). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45272

Artículos similares

1 2 3 4 5 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.