Apontamentos teórico-metodológicos sobre a prática de ensino na formação inicial

Autores/as

  • Ana Lúcia Guedes-Pinto; Roseli Aparecida Cação Fontana

Palabras clave:

Prática de ensino, Cultura e Ensino

Resumen

Neste texto, focalizamos nosso processo de elaboração da prática de ensino a partir do lugar em que atuamos; na condição de formadoras de professores das séries iniciais do ensino fundamental. Explicitamos o modo pelo qual temos exercitado a prática de ensino no cotidiano da docência como um projeto pedagógico de formação e seu processo de construção como onjeto de investigação. Assumindo a perspectiva de compreensão das práticas culturais cotidianas e a perspectiva da corrente sócio-histórica, problematizamos as opções que temos feito, junto aos nossos alunos-professores em formação, no encaminhamento do trabalho de inserção no cotiano da escola básica. Tendo como referência a assunção de que cada escola está em um permanente movimento social de construção, temos atuado levando em conta alguns princípios que têm norteado as várias maneiras de nossos alunos inserirem-se nas dinâmicas escolares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Ana Lúcia Guedes-Pinto; Roseli Aparecida Cação Fontana. (2023). Apontamentos teórico-metodológicos sobre a prática de ensino na formação inicial. Educação Em Revista, 22(44). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45367

Artículos similares

1 2 3 4 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.