Diálogos interculturais, hibridações e construção identitária
estudo do CD Fogaréu do compositor goiano Bororó
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2021.35009Palavras-chave:
Músico goiano Bororó, CD Fogaréu, Diálogos interculturais, Hibridações, Identidades performáticasResumo
Este artigo vincula-se a uma pesquisa que teve como objeto de estudo o contrabaixista e compositor goiano Bororó, batizado Dimerval Felipe da Silva. Foi delimitado como universo da pesquisa o conjunto de músicas que integram o CD Fogaréu, aqui percebido como espaço simbólico para se pensar a dinâmica dos diálogos interculturais e as poéticas híbridas. Objetivou-se investigar, a partir do escopo teórico dos Estudos Culturais, os processos de hibridação que permeiam a linguagem musical de Bororó enquanto resultante de experiências existenciais, construções identitárias e opções estéticas. Um dos resultados alcançados é que o conceito de hibridação, como operacionalizada por Bororó, compreende a mescla cultural enquanto processo de aproximação e negociação entre elementos díspares, um espaço onde a transversalidade de poderes oblíquos se evidencia.
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