Diálogos interculturais, hibridações e construção identitária

estudo do CD Fogaréu do compositor goiano Bororó

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2021.35009

Palavras-chave:

Músico goiano Bororó, CD Fogaréu, Diálogos interculturais, Hibridações, Identidades performáticas

Resumo

Este artigo vincula-se a uma pesquisa que teve como objeto de estudo o contrabaixista e compositor goiano Bororó, batizado Dimerval Felipe da Silva. Foi delimitado como universo da pesquisa o conjunto de músicas que integram o CD Fogaréu, aqui percebido como espaço simbólico para se pensar a dinâmica dos diálogos interculturais e as poéticas híbridas. Objetivou-se investigar, a partir do escopo teórico dos Estudos Culturais, os processos de hibridação que permeiam a linguagem musical de Bororó enquanto resultante de experiências existenciais, construções identitárias e opções estéticas. Um dos resultados alcançados é que o conceito de hibridação, como operacionalizada por Bororó, compreende a mescla cultural enquanto processo de aproximação e negociação entre elementos díspares, um espaço onde a transversalidade de poderes oblíquos se evidencia.

Biografia do Autor

  • Magda Miranda Clímaco, Universidade Federal de Goiás

    Magda de Miranda Clímaco é Doutora em História Cultural pela Universidade de Brasília (UnB); Mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás (UFG); Bacharel em Piano pela UFG e Licenciada em Música pela mesma instituição. Atua como professora Associada e pesquisadora na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC/UFG) e como orientadora no Programa de Pós-graduação em Música da EMAC/UFG).Integra a coordenação do Laboratório de Musicologia Braz Wilson Pompeo de Pina da EMAC/UFG e o Caravelas - Centro de Pesquisas em História da Música Luso Brasileira/CESEM/ Universidade Nova de Lisboa. Tem vários trabalhos publicados em revistas científicas qualificadas, anais de congressos e capítulos de livros. Recebeu da Câmara Municipal de Goiânia o “Diploma de Honra ao Mérito pelos serviços prestados à Cultura Goiana”. Uma das criadoras e coordenadoras do Simpósio Internacional de Musicologia promovido anualmente nas cidades de Pirenópolis/GO e Goiânia pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC/UFG), desde 2011.

  • Ana Guiomar Rêgo Souza, Universidade Federal de Goiás

    Doutora em História Cultural pela Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Música pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Bacharel em Piano pela UFG. Professora associada da UFG, lotada na Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC).  Foi Diretora da EMAC/UFG. Coordena o “Laboratório de Musicologia Braz Wilson Pompeu de Pina Filho”. Integra a Comissão Científica do NÚCLEO CARAVELAS – Centro de Pesquisas em História da Música Luso-Brasileira / CESEM/Universidade Nova de Lisboa. Integra Corpo Editorial da REVISTA UFG. Atua como orientadora no Programa de Pós-graduação em Música da EMAC/UFG). Preside o Simpósio Internacional de Musicologia. Organizou a série “O Grande Governador da Ilha dos Lagartos” (Livro de textos, livro de partituras, Álbum de Fotografia, DVD, Material EAD) e o livro “Musicologia & Diversidade”. Publicou capítulos de livros, artigos em revistas científicas qualificadas e em Anais. Tem produzido óperas e musicais, CDS e DVS resultantes de pesquisas históricas e musicológicas. Em 2016, recebeu do Governo e do Conselho Estadual do Estado de Goiás a “Medalha do Mérito Cultural” pela sua importante contribuição à cultura goiana na área da música; da Academia Goiânia de Artes e Letras do Estado de Goiás recebeu a comenda “Medalhão AFLAG - Mulheres que engrandecem o Estado e de Goiás” (2018); da Câmara Municipal o “Diploma de Honra ao Mérito pelos serviços à Cultura Goiana”;  do Governo do Estado de Goiás e do Conselho Estadual de Cultura o “Certificado de Mérito Cultural pelo importante contribuição à cultura goiana”.

  • Manassés Barros Aragão, Universidade Federal de Goiás

    (in memoriam) Atuou como trompetista, arranjador e compositor. Possui graduação em Educação musical pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (2008). Mestre em Música pela UFBA (2020). Foi professor de educação musical e coordena o projeto de bandas do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte em Goiânia-Go. Realizou pesquisas a partir dos seguintes temas: Música; hibridação; identidades e performance musical.

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Publicado

2021-08-16

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Diálogos Interculturais, hibridações E construção identitária: Estudo Do CD Fogaréu Do Compositor Goiano Bororó”. 2021. Per Musi, nº 41 (agosto): 1-20. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2021.35009.

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