“Amor” e “morte” nos madrigais de Carlo Gesualdo

um estudo sobre o desenvolvimento da escrita musical e textual

Autores

Palavras-chave:

Renascimento, Madrigal italiano, Carlo Gesualdo, Música e texto

Resumo

A escrita musical do compositor Carlo Gesualdo transforma-se ao longo de seus seis livros de madrigais. Na primeira fase, Gesualdo utilizava os procedimentos mais comuns na escrita musical para ressaltar estes termos, como a escrita contrapontística, contrastando com a escrita homofônica. Nas fases seguintes, ele passou a procurar elementos musicais mais sofisticados que permitissem explorar diferentes sonoridades. Por meio deste processo, o compositor destacou, de forma mais contundente, palavras e narrações dos poemas, recorrendo principalmente a resultantes harmônicas incomuns e a falsas relações melódicas. A análise do uso destes termos ao longo da obra demonstrou o aprofundamento da expressividade e o amadurecimento dos procedimentos musicais utilizados pelo compositor.

Biografia do Autor

  • Rafael Luís Garbuio, Universidade Estadual Campinas

    Rafael Garbuio é doutor pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, onde desenvolveu sua pesquisa a cerca da obra de Carlo Gesualdo, sob a orientação do Professor Doutor Carlos Fiorini. Formou-se técnico em violão Clássico pelo Conservatório Municipal de Pirassununga “Cacilda Becker” no ano 2001 e bacharel em Regência Plena e Mestre pela Universidade Estadual de Campinas. É membro permanente do grupo de Pesquisa REGÊNCIA – ARTE E TÉCNICA da UNICAMP e do grupo vocal Camerata Anima Antiqua, especializado no repertório do Renascimento.

  • Carlos Fernando Fiorini, Universidade Estadual Campinas

    Carlos Fiorini é doutor em Música (Regência), Mestre em Artes (Música). Graduou-se em Regência e Composição pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Desde 1998 é professor de Regência Coral e Orquestral do Departamento de Música da UNICAMP. De 2005 a 2008 foi assistente e Regente Principal da Orquestra Sinfônica de Campinas. Fundou em 1996, a Camerata Antiqua Anima, um conjunto vocal dedicado à música renascentista, do qual ainda é seu Regente e Diretor Artístico. Criou em 2009, no Instituto de Artes da UNICAMP, um Grupo de Pesquisa de regência coral e regência orquestral com o nome "Regência - Arte e Técnica", que inclui o Coro do Departamento de Música e a Camerata Antiqua Anima.

Referências

MISURACA, P. (2000). Carlo Gesualdo, Principe di Venosa. Palermo: L’Epos.

WATKINS, G. (1991). Gesualdo: The Man and His Music. Oxford: Clarendon Press.

IUDICA, G. (1993). Il Principe dei musici. Palermo: Sellerio editore.

Referências de partituras e gravações

GESUALDO, C (2010). Don Carlo Gesualdo (1566-1613), The Complete Madrigals, 6 volumes. The Kassiopeia Quintet. Netherlands: GLO 5241, Globe Records.

WEISMANN, W. WATKINS, G. (1980). Gesualdo di Venosa – Madrigale für Fünf Stimmen – Erste Buch. Leipzig: Deutscher Verlag für Musik.

WEISMANN, W. WATKINS, G. (1988). Gesualdo di Venosa – Madrigale für Fünf Stimmen – Zweites Buch. Leipzig: Deutscher Verlag für Musik.

WEISMANN, W. WATKINS, G. (1980). Gesualdo di Venosa – Madrigale für Fünf Stimmen – Drittes Buch. Leipzig: Deutscher Verlag für Musik.

WEISMANN, W. WATKINS, G. (1980). Gesualdo di Venosa – Madrigale für Fünf Stimmen – Viertes Buch. Leipzig: Deutscher Verlag für Musik.

WEISMANN, W. WATKINS, G. (1980). Gesualdo di Venosa – Madrigale für Fünf Stimmen – Fünftes Buch. Leipzig: Deutscher Verlag für Musik.

WEISMANN, W. WATKINS, G. (1982). Gesualdo di Venosa – Madrigale für Fünf Stimmen – Sechstes Buch. Leipzig: Deutscher Verlag für Musik.

Downloads

Publicado

2015-11-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

““Amor” E ‘morte’ Nos Madrigais De Carlo Gesualdo : Um Estudo Sobre O Desenvolvimento Da Escrita Musical E Textual”. 2015. Per Musi, nº 32 (novembro): 1-30. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/38464.