“Duke Ellington está deserdando o jazz?”

eruditização da improvisação em Diminuendo and crescendo in blue

Autores

  • Katherine Willians Universidade de Nottingnham
  • Fausto Borém Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Diminuendo and crescendo in blue de Duke Ellington, Composição e improvisação no jazz, Eruditização da música popular

Resumo

Desde o início de sua carreira como compositor e líder de orquestra de jazz nos anos de 1920, Duke Ellington tem sido comparado a compositores eruditos europeus como Delius e Debussy. Declarações como a de Constant LAMBERT (1934), de que Duke Ellington estabeleceu “um padrão pelo qual podemos julgar. . .compositores eruditos” se concentraram em procedimentos composicionais complexos de sua obra. Seguindo outra direção, o presente estudo examina a interseção entre os estilos erudito e jazzístico, por meio da análise de seções tipicamente improvisadas de Ellington. O desenvolvimento do solo improvisado de saxofone barítono de Diminuendo and crescendo in blue (1937) indicam o estabelecimento de solos fixos no repertório de sua orquestra. O grau de elaboração composicional aí implícito sugere outras implicações.

Biografia do Autor

  • Katherine Willians, Universidade de Nottingnham

    Katherine Williams é Professora e Conferencista Senior em Music Production e Jazz no Leeds College of Music, Inglaterra. Suas áreas de interesse em pesquisa incluem jazz, música popular em geral, ópera (especialmente do século XX) e geografias de locais da performance. Tem publicado em periódicos como Jazz Perspectives e Popular Music, assim como em anais de congressos como Refereed Proceedings of the 9th Nordic Jazz Conference. Leciona saxofone erudito e de jazz na Anglia Ruskin University, em Cambridge, e desenvolve intensa carreira como performer em ambos os estilos.

  • Fausto Borém, Universidade Federal de Minas Gerais

    Fausto Borém é Professor Titular da UFMG, onde criou o Mestrado e a Revista Per Musi. Pesquisador do CNPq desde 1994, publicou dois livros, três capítulos de livro, dezenas de artigos sobre práticas de performance e suas interfaces (composição, análise, musicologia, etnomusicologia da música popular e educação musical) em periódicos nacionais e internacionais, dezenas de edições de partituras e  recitais nos principais eventos nacionais e internacionais de contrabaixo. Recebeu diversos prêmios no Brasil e no exterior como solista, teórico, compositor e professor.

Referências

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Publicado

2014-06-13

Edição

Seção

Translations

Como Citar

“‘Duke Ellington Está Deserdando O jazz?’: Eruditização Da improvisação Em Diminuendo and Crescendo in Blue”. 2014. Per Musi, nº 29 (junho): 1-8. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39134.