Análise do contexto da Roda de Choro com base no conceito de ordem musical de John Blacking

Autores

  • Ivaldo Gadelha de Lara Filho Universidade de Brasília (UNB)
  • Gabriela Tunes da Silva Câmara Legislativa do Distrito Federal
  • Ricardo Dourado Freire Universidade de Brasília (UNB) https://orcid.org/0000-0003-3472-0279

Palavras-chave:

Choro, Roda de choro, Etnomusicologia, John Blacking

Resumo

A Roda de Choro oferece um rico ambiente para análise tanto do contexto musical da performance quanto do contexto social que nutre as relações musicais. No presente artigo, essa especificidade é analisada a partir do conceito de ordem musical estabelecido por John Blacking (1995). A coleta de dados da pesquisa foi realizada a partir de observações etnográficas e entrevistas com os músicos participantes do universo do Choro.

Biografia do Autor

  • Ivaldo Gadelha de Lara Filho, Universidade de Brasília (UNB)

    Iniciou seus estudos na Escola de Música de Brasília, obteve o bacharelado em clarineta na classe do professor Ricardo Dourado Freire na Universidade de Brasília. Em 2009, concluiu seu mestrado na área de Musicologia no programa de Pós-Graduação Música em Contexto da Universidade de Brasília. Atualmente é técnico de música do SESC-DF.

  • Gabriela Tunes da Silva, Câmara Legislativa do Distrito Federal

    Iniciou a realização de trabalhos acadêmicos na área de biologia, na Universidade de Brasília. Seguiu nas ciências biológicas até terminar o Mestrado em Ecologia, pela mesma universidade, em 1999. Ingressou no Doutorado em Desenvolvimento Sustentável, ainda na Universidade de Brasília, em 2001, quando teve contato com as ciências humanas e sociais. Iniciou, então, a prática amadora de flauta transversal, aprendendo em aulas particulares, em rodas de choro e na convivência com a comunidade de músicos chorões de Brasília. Após o término do Doutorado, aprofundou leituras e estudos sobre história do choro e antropologia da performance musical. Atualmente, é servidora concursada da Câmara Legislativa do Distrito Federal, onde desempenha a função de consultora legislativa.

  • Ricardo Dourado Freire, Universidade de Brasília (UNB)

    Cursou o Bacharelado em Clarineta na Universidade de Brasilía com o professor Luiz Gonzaga Carneiro. Continuou seus estudos na Michigan State University recebendo os diplomas de Mestrado em Música (MM), em 1994, e Doutorado em Artes Musicais (DMA), em 2000, sob a orientação da Dra. Elsa Ludewig-Verdehr. Sua tese intitulada a “Historia e Desenvolvimento da Clarineta no Brasil” serve como principal referência para os interessados na trajetória dos clarinetistas brasileiros. Realiza pesquisas nas áreas de Performance, Educação Musical, Psicologia Cognitiva vinculado ao aprendizado instrumental e Música Popular.

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Publicado

2011-01-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Análise Do Contexto Da Roda De Choro Com Base No Conceito De Ordem Musical De John Blacking”. 2011. Per Musi, nº 23 (janeiro): 1-14. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/42652.