Hermeto Pascoal
experiência de vida e a formação de sua linguagem harmônica
Palavras-chave:
Hermeto Pascoal, Música popular brasileira, Etnomusicologia brasileira, Harmonia, Análise musical, Auto-didatismo em músicaResumo
Estudo panorâmico sobre a trajetória musical e a formação das linguagens harmônicas do compositor, arranjador e multi-instrumentista Hermeto Pascoal ao longo de suas fases musicais, linguagens que são geralmente associadas, na música erudita, ao tonalismo, modalismo, atonalismo, polimodalismo, paisagem sonora e música concreta. São observados como elementos de sua experiência de vida (cultural, social, religiosa e profissional) podem ter influenciado a combinação vertical de sons na sua criação musical, bem como a sua proposta e utilização de conceitos como música universal, cifragem universal, música da aura, música dos ferros e método do corpo presente.
Referências
ALBIN, Cravo. Hermeto Pascoal. In: Dicionário Cravo Albin da música popular brasileira. 2009 www.dicionariompb.com.br. Acesso em 10 de fevereiro, 2009).
ARAÚJO COSTA, Fabiano. Análise e realização de 4 lead sheets do Calendário do Som de Hermeto Pascoal segundo os conceitos harmônicos de Arnold Schoenberg. Belo Horizonte: UFMG, 2006 (Dissertação de Mestrado).
ARRAIS, Marcos. A música de Hermeto Pascoal, uma abordagem semiótica. São Paulo: USP, 2006 (Dissertação de Mestrado).
AUGUSTO, Sérgio. 1971-1976, Tom era um homem em comunhão. In: Cancioneiro Jobim, 1971-1982. v.4. Músicas de Tom Jobim, arranjos de Paulo Jobim, apresentação de Paulo Jobim, desenhos de Elizabeth Jobim, tradução de Paulo Henriques Britto. Rio de Janeiro: Jobim Music/Casa da Palavra, 2000.
BAHIANA, Ana Maria. A “linha evolutiva” prossegue: a música dos universitários. In: Anos 70: 1 – Música popular. Org. Adauto Novaes. Rio de Janeiro: Europa, 1979-1980a.
______. Música instrumental: o caminho do improviso à brasileira. In: Anos 70: 1 – Música popular. Org. Adauto Novaes. Rio de Janeiro: Europa, 1979-1980b.
BARBOSA, Marco Antonio. Itiberê Zwarg e a herança de Hermeto Paschoal. Cybernotas. (Artigo publicado em 2 de novembro de 2001). In: www.cliquemusic.uol.com.br (Acesso em 7 de janeiro, 2009).
______. O forró de Hermeto Paschoal. Cybernotas. (Artigo publicado em 6 de julho, 2001). In: www.cliquemusic.uol.com.br (Acesso em 7 de janeiro de 2009).
BARROSO, Fabiano et al. Nunca falei não, eu falo agora, agora eu falo: Hermeto Pascoal. Graffiti 76% Quadrinhos. 2009. In: www.graffiti76.com/entrevistas.html. (Acesso em 6 de fevereiro, 2009).
BORÉM, Fausto; FREIRE, Maurício. Cannon de Hermeto Pascoal: aspectos musicais e religiosos em uma obra-prima para flauta. Per Musi, n.22. Belo Horizonte: UFMG, 2010, p.63-79.
CABRAL, Sérgio. Antônio Carlos Jobim: uma biogafia. 2ed. Rio de Janeiro: Lumiar, 1997.
______. Hermeto Pascoal, um caso à parte. In: Calendário do som. Hermeto Pascoal. Ed. A. P. Quartim de Moraes. Hermeto Pascoal. São Paulo: SENAC São Paulo, 2000.
CALADO, Carlos. A estranha saga do Brazilian Octopus. Cybernotas. 2000 (Artigo publicado em 24 de novembro, 2000). In: www.cliquemusic.uol.com.br (Acesso em 7 de janeiro de 2009).
______. Após 11 anos de recesso, músico alagoano não quer mais gravar com grandes gravadoras nem com figurões da MPB. Folha de São Paulo. Folha Ilustrada. São Paulo, terça-feira, 11 de março de 2003.
CAMPOS, Lucia Pompeu de Freitas Campos. Tudo isso junto de uma vez só: o choro, o forró e as bandas de pífano na música de Hermeto Pascoal. Belo Horizonte: UFMG 2006 (Dissertação de Mestrado).
CARDOSO, Tom. Escritor prepara biografia de Hermeto Pascoal. Cybernotas. (Artigo publicado em 18 de agosto, 2000). In: www.cliquemusic.uol.com.br (Acesso em 7 de janeiro, 2009).
CASTRO, Nana Vaz de. Hermeto, o alquimista sonoro de todas as emoções. Cybernotas. (Artigo publicado em 21 de novembro, 2000). In: www.cliquemusic.uol.com.br (Acesso em 7 de janeiro, 2009).
CASTRO, Pedro Jorge de; SOUZA, Giovani de; ROCHA, Fabrício. Hermeto Pascoal, música de tudo e para todos. Jornal da Câmara. Brasília, 7 de maio, 2007. Ano 8 n.1824. In: http://www.camara.gov.br. (Transcrição de entrevista para a TV Câmara, acesso em 9 de janeiro, 2009).
CAVALCANTI, Álvaro. Entrevista de Hermeto Pascoal à Radio Nederland Wereldomroep. In: Raízes musicais brasileiras: tradição e inovação. Apresentação de Álvaro Cavalcanti, locução de Anna Luíza Moreira, técnicos de som John Nieuwenhuis e Arjan de Reus. v.4. Hilversum, Holanda: Radio Nederland Wereldomroep, 23 de fevereiro, 2004 (CD quádruplo).
COMODO, Roberto. Alquimista sonoro: Hermeto Pascoal escreve ópera e apresenta uma suíte sinfônica para comemorar seus 60 anos. Isto é. 17 de abril, 1996. In: www.terra.com.br/istoe (Acesso em 12 de janeiro, 2009).
COSTA-LIMA NETO, Luiz. A música experimental de Hermeto Pascoal e Grupo (1981-1993): concepção e linguagem. Rio de Janeiro: Unirio, 1999. (Dissertação de Mestrado). http://teses.musicodobrasil.com.br/a-musica-experimental-de-hermeto-pascoal-e-grupo.pdf. [Disponível em inglês como “The experimental music of Hermeto Pascoal and Group (1981-1993): conception and language”: http://teses.musicodobrasil.com.br/luiz-costa-lima-the-experimental-music-of-hermeto-pascoal-and-group.pdf in Músicos do Brasil: Uma Enciclopédia Instrumental . http://www.musicosdobrasil.com.br/inicio.jsf , 2009.]
______. Da casa de Tia Ciata à casa da Família Hermeto Pascoal no bairro do Jabour: tradição e pós-modernidade na vida e na música de um compositor popular experimental no Brasil. Música & Cultura, revista on-line de etnomusicologia. n.3. Salvador: UFBA, 2008. [(www.musicaecultura.ufba.br, acesso em 9 de janeiro, 2009). Disponível em inglês como “From the house of Tia Ciata to the house of the Hermeto Pascoal Family in Jabour: tradition and post-modernity in the life and music of a popular experimental composer in Brazil”: http://ensaios.musicodobrasil.com.br/luizcostalimaneto-traditionandpostmodernity-hermeto-pascoal.pdf in Músicos do Brasil: Uma Enciclopédia Instrumental . http://www.mu-sicosdobrasil.com.br/inicio.jsf , 2009.]
______. O Calendário do Som e a estética sociomusical inclusiva de Hermeto Pascoal: emboladas, polifonias e fusões paradoxais. Revista USP. n.82. São Paulo: USP, 2010a.
______. O cantor Hermeto Pascoal: a voz como instrumento. Per Musi, n.22, p.44-62. Belo Horizonte: UFMG, 2010b.
______. The experimental music of Hermeto Paschoal e Grupo (1981-93): a musical system in the making. British Journal of Ethnomusicology. Brazilian musics, Brazilian identities. Ed. Suzel Ana Reily e Martin Clayton. Cambridge, England.v.9/i, 2000, p.119-142. http://www.open.ac.uk/Arts/music/mclayton/bje9-1finalpdf.PDF
ESSINGER, Silvio. Hermeto Pascoal inédito na Internet. Cybernotas. (Artigo publicado em 8 de novembro, 2000). In: www.cliquemusic.uol.com.br (Acesso em 7 de janeiro, 2009).
______. Hermeto Pascoal inédito na Internet. Cybernotas. (Artigo publicado em 8 de novembro, 2000). In: www.cliquemusic.uol.com.br (Acesso em 7 de janeiro, 2009).
GAIA, Zélia. Querido Hermeto (Carta a Hermeto Pascoal). Palmeira dos índios: manuscrito, 2003. In: O Menino Sinhô, vida e música de Hermeto Pascoal para crianças. Texto de Edmiriam Módolo Villaça. Ilustrações de Rosinha Campos. Carta de Zélia Gaia. São Paulo: Ática, 2007.
GILMAN, Bruce. Sorcerer’s apprentice. sem data. In: Brazzil Magazine. 2009 (www.brazzil.com/musdec96.htm, acesso em 10 de janeiro, 2009).
GONTIJO, Murilo. Minha religião é a música. Boletim informativo da UFMG. n.1285, ano 26, 19 de julho de 2000. p.5. In: www.ufmg.br/boletim/bol1285 (Acesso em 7 de janeiro, 2009).
IVANOV, Ricardo. Hermeto Pascoal cobra nova vida da MPB. 16 de setembro, 2002. In: www.terra.com.br/musica (Acesso em 21 de janeiro, 2009).
JOBIM, Antônio Carlos. Cancioneiro Jobim, 1971-1982. v.4. Músicas de Tom Jobim, arranjos de Paulo Jobim, texto de Sérgio Augusto, apresentação de Paulo Jobim, desenhos de Elizabeth Jobim, tradução de Paulo Henriques Britto. Rio de Janeiro: Jobim Music/Casa da Palavra, 2000.
JOBIM, Paulo. Apresentação. In: Cancioneiro Jobim, 1971-1982. v.4. Músicas de Tom Jobim, arranjos de Paulo Jobim, texto de Sérgio Augusto, apresentação de Paulo Jobim, desenhos de Elizabeth Jobim, tradução de Paulo Henriques Britto. Rio de Janeiro: Jobim Music/Casa da Palavra, 2000.
KRICH, John. Why is this country dancing?: a one-man samba to the beat of Brazil. New York: Simon & Schuster, 1993.
LOUREIRO, Mônica. Uma celebração da sanfona. Cybernotas. (Artigo publicado em 3 de julho, 2001). In: www.cliquemusic.uol.com.br (Acesso em 7 de janeiro, 2009).
MARCONDES, Marco Antônio (Org.) Encilopédia da música brasileira: popular, erudita e folclórica. 2ed. São Paulo: Art Editora / Publifolha, 1998.
McGOWAN, Chris; PESSANHA, Ricardo. The Billboard book of Brazilian music: samba, bossa nova, and the popular sounds of Brazil. Prefácio de Paul Winter. New York: Bilbosard Books, 1991.
MILLARCH, Aramis. Abertura (Opus 5). Tablóide digital. In: www.millarch.org. 1975 (Acesso em 21 de janeiro de 2009; publicado anteriormente no Estado do Paraná, 6 de fevereiro de 1975, p.4).
______. A Volta dos filhos prodígios. Tablóide digital. In: www.millarch.org. 1980a (Acesso em 21 de janeiro de 2009; publicado anteriormente no Estado do Paraná, 21 de agosto de 1980, p.10).
______. Abertura (Opus 5). Tablóide digital. In: www.millarch.org. 1979 (Acesso em 21 de janeiro de 2009; publicado anteriormente no Estado do Paraná, 15 de abril de 1979, p.1).
______. Instrumentistas. Tablóide digital. In: www.millarch.org. 1980b (Acesso em 21 de janeiro de 2009; publicado anteriormente no Estado do Paraná, Jornal da Música, 16 de novembro de 1980, p.30).
______. Na época do vídeo, poeta Emílio ressurge na tela. Tablóide digital. In: www.millarch.org. 1986 (Acesso em 21 de janeiro de 2009; publicado anteriormente no Estado do Paraná, Caderno Almanaque, 5 de abril de 1986, p.23).
______. O Som da gente em terra de Marlboro (os bastidores). Tablóide digital. In: www.millarch.org. 1989c (Acesso em 10 de fevereiro de 2009; publicado anteriormente no Estado do Paraná, Caderno Almanaque, 15 de março de 1989, p.3).
______. O Som da gente em terra de Marlboro. Tablóide digital. In: www.millarch.org. 1989b (Acesso em 21 de janeiro de 2009; publicado anteriormente no Estado do Paraná, Caderno Almanaque, 14 de março de 1989, p.3).
______. Som contemporâneo. Tablóide digital. In: www.millarch.org. 1977 (Acesso em 21 de janeiro de 2009; publicado anteriormente no Estado do Paraná, Jornal da Música, 3 de julho de 1977, p.29).
______. Também deu no NYT: o elogio ao som da gente. Tablóide digital. In: www.millarch.org. 1989a (Acesso em 21 de janeiro de 2009; publicado anteriormente no Estado do Paraná, Caderno Almanaque, 22 de março de 1989, p.3).
______. Uma geral do múltiplo talento de Miles Davis. Tablóide digital. In: www.millarch.org. 1988 (Acesso em 21 de janeiro de 2009; publicado anteriormente no Estado do Paraná, Caderno Almanaque, Música, 9 de outubro de 1988, p.23).
MORENA, Aline. Cannon do Slaves Mass e artigo sobre Hermeto. E-mail de Aline Morena a Fausto Borém em 7 de março de 2009.
MORENA, Aline, Ed. Princípios da Música Universal criada por Hermeto Pascoal. Partituras. Curitiba: 30 de setembro de 2008. In: www.hermetopascoal.com.br (Manuscrito escaneado, acesso em 7 de janeiro, 2009).
MORENA, Aline; PASCOAL, Hermeto. Chimarrão com rapadura. 2009a. In: www.hermetopascoalealinemorena.com.br. (Acesso em 9 de janeiro, 2009).
______. Correções sobre a “Linha do Tempo” do livro “O Menino Sinhô”, lançado pela editora Ática. Partituras. 2009b. In: www.hermetopascoal.com.br (e-mail de Edmiriam Módolo Villaça para Aline Morena e Hermeto Pascoal. Acesso em 7 de janeiro de 2009).
______. Correções sobre a “Linha do Tempo” do livro “O menino Sinhô”: segunda parte. Partituras. 2009c. In: www.hermetopascoal.com.br. (e-mail de Edmiriam Módolo Villaça para Aline Morena e Hermeto Pascoal. Acesso em 7 de janeiro de 2009).
______. O som nosso de cada um. 2009d. In: www.hermetopascoalealinemorena.com.br. (Acesso em 9 de janeiro, 2009).
MOUJÁN, Pedro Fernández. Otra noche “hermética” en Buenos Aires. La Capital, el diario del Mar del Plata. 11 de outubro, 2007. In: www.lacapitalnet.com.ar. (Acesso em 9 de janeiro, 2009).
SANTOS NETO, Jovino. Re: Cannon do Slaves Mass. (e-mail de Jovino Santos Neto a Fausto Borém em 16 de janeiro de 2009).
PASCOAL, Hermeto. Agenda. In: www.hermetopascoal.com.br. 2009a (Acesso em 9 de janeiro, 2009).
______. Amor, paz e esperança. In: www.hermetopascoal.com.br. 1980. (Partitura editada disponibilizada no site do compositor, acesso em 9 de janeiro, 2009).
______. Biografia. In: www.hermetopascoal.com.br. 2009b (Acesso em 9 de janeiro, 2009).
______. Calendário do Som. Ed. A. P. Quartim de Moraes. Apresentação de Sérgio Cabral. São Paulo: Editora Senac, 2000a.
______. Cannon. In: Slaves Mass. Hermeto pascoal (flauta e voz) com participações vocais de Flora Purim, Airto Moreira, Hugo Fattoruso, Raul de Souza e Laudir de Oliveira. WEA/Warner: BS2980, 1977. (LP)
______. Discografia. In: www.hermetopascoal.com.br. 2009c (Acesso em 9 de janeiro, 2009).
______. Licenciamento. In: www.hermetopascoal.com.br. 17 de novembro, 2008. (Acesso em 10 de fevereiro, 2009).
______. O Ovo. 15 de setembro, 2008. Partituras. In: www.hermetopascoal.com.br. (Partitura manuscrita disponibilizada no site do compositor, acesso em 9 de janeiro, 2009).
______. Prefácio do Calendário do Som. Ed. A. P. Quartim de Moraes. Apresentação de Sérgio Cabral. São Paulo: Editora Senac, 2000b.
PASCOAL, Hermeto; BORÉM, Fausto. Cannon (dedicada a Cannonball Adderley) para flauta, humming na flauta e sons pré-gravados. Partitura transcrita por Hermeto Pascoal e editada por Fausto Borém a partir da gravação do compositor no disco Slave mass (1977). Per Musi, n.22. Belo Horizonte: UFMG, 2010. p.80-82.
PASCOAL, Hermeto; PEREIRA, Ruy. Cannon (dedicada a Cannonball Adderley). Partitura transcrita por Hermeto Pascoal e desenhada por Ruy Pereira na capa interna do disco Slave mass. WEA/Warner: BS2980, 1977. (LP)
PAULA, Aluísio de. A música é branca. Notícias. In: www.hermetopascoal.com.br. 7 de agosto, 2007. (Acesso em 10 de janeiro, 2009).
PRADINES, César. Música brasileña en pareja. La Nacion. Espetáculos. 13 de maio, 2006. In: www.lanacion.com.ar. (Acesso em 10 de janeiro, 2009).
PRANDINI, José Carlos. Um estudo da improvisação na música de Hermeto Pascoal: transcrição e análise de solos improvisados. Campinas: UNICAMP, 1996. (Dissertação de Mestrado)
PURIM, Flora. Este desenho... In: Slaves Mass. 1977 (Texto de apresentação do LP WEA 36.021).
RAMOS, Bernardo. Glossário universal. In: www.itibereorquestrafamilia.com.br. 2009 (Acesso em 20 de janeiro, 2009).
ROBINSON, N. Scott. Rhythm legend Airto: then & now. Modern Drummer. v.24, n.6, June, 2000, p.68-82. In: http://www.nscottrobinson.com/airto.php (Acesso em 10 de janeiro, 2009).
RODRIGUES, Késia Decoté. Música popular instrumental brasileira (1970-2005): uma abordagem subsidiada pelo estudo da vida e obra de oito pianistas. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006 (Dissertação de Mestrado).
RODRIGUES, Otávio. Hermeto. Vida simples. Dezembro, 2003. In: www.vidasimples.abril.com.br (Acesso em 12 de janeiro, 2009).
SANDRONI, Carlos. O Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2001.
SIQUEIRA, José. Sistema Modal na música folclórica do Brasil. João Pessoa: Secretaria de Educação e Cultura / Diretoria Geral de Cultura, 1981.
SIVUCA. Quando conheci o Hermeto. In: Calendário do Som. Ed. A. P. Quartim de Moraes. Apresentação de Sérgio Cabral. São Paulo: Editora Senac, 2000 (contra-capa).
SCHOENBERG, Arnold. Funções Estrururais da Harmonia. Trad. Eduardo Seincman, Ed. Leonard Stein. São Paulo: Via Lettera, 2004 [1969].
______. Exercícios Preliminares em Contraponto. Trad. Eduardo Seincman, Ed. Leonard Stein. São Paulo: Via Lettera, 2001 [1963].
______. Harmonia. Trad. Marden Maluf . São Paulo: Editora UNESP, 1999 [1911].
SIXPACK, Joe. Guide to Brazilian music. In: www.slipcue.com (Acesso em 10 de janeiro, 2009).
TABORDA, Pretextato. Música de Invenção. Rio de Janeiro: UNIRIO, 1998. (Dissertação de mestrado).
TÁRIK DE SOUZA. Hermeto Paschoal. In: Autores e intérpretes. 9 de dezembro, 1990 (www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/mpb5; acesso em 9 de fevereiro de 2009)
TINÉ, Paulo José de S. A Harmonia no Contexto da Música Popular – Um Paralelo com a Harmonia Tradicional. Revista Internacional VIDETUR-LETRAS 6. Editora Mandruvá, 2002. Disponível na Internet :.
VILLAÇA, Edmiriam Módolo. O Menino Sinhô, vida e música de Hermeto Pascoal para crianças. Ilustrações de Rosinha Campos. Carta de Zélia Gaia. São Paulo: Ática, 2007.
WISNIK, José Miguel. O minuto e o milênio ou por favor professor, uma década de cada vez. In: Anos 70: 1 – Música popular. Org. Adauto Novaes. Rio de Janeiro: Europa, 1979-1980.
ZWARG, Itiberê. A música universal. In: www.itibereorquestrafamilia.com.br. 2009a (Acesso em 20 de janeiro, 2009).
______. Cifragem universal. In: www.itibereorquestrafamilia.com.br. 2009b (Acesso em 20 de janeiro, 2009).
______. Relese 07: Compor de corpo presente. In: www.itibereorquestrafamilia.com.br. 2009c (Acesso em 20 de janeiro, 2009).
______. Calendário do som. Itiberê Zwarg e Itiberê Orquestra Família. Gravadora Maritaca, 2005 (CD duplo).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.