El centavo de navidad de Luis Antonio Calvo

Edição crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.46459

Palavras-chave:

Luis A. Calvo, El centavo de navidad, Edição crítica, Hino, Partitura manuscrita

Resumo

O artigo apresenta a edição crítica da obra "El centavo de navidad" do compositor colombiano Luis Antonio Calvo (1882-1945). Uma cópia desta obra manuscrita está na biblioteca da Faculdade de Artes e Humanidades do Instituto Tecnológico Metropolitano em Medellín, Colômbia. Com esta edição crítica, busca-se refletir sobre o contexto da obra, sua catalogação, além as modificações no processo de edição do manuscrito. Para isso, são aplicadas várias estratégias metodológicas próprias da edição crítica, como a ecdoética, a heurística e a hermenêutica, todas elas permeadas pela análise, interpretação e reflexão crítica. Como resultado, oferece-se uma edição do manuscrito, inédito até agora, contribuido assim à consolidação do catálogo de obras de Luis A. Calvo e disponibilizando essa importante composição para pesquisadores, músicos e amantes da música.

Biografia do Autor

  • Juan David Manco, Instituto Tecnológico Metropolitano (Colômbia)

    Doutor em Artes pela Universidade de Antioquia. Atuou como professor de teoria, composição e pesquisa musical em cursos de graduação e pós-graduação na Fundación Universitaria Bellas Artes, Universidad Eafit e Universidad de Antioquia. Atualmente, é docente e pesquisador nos programas de música do Instituto Tecnológico Metropolitano (ITM), onde desenvolve processos de pesquisa relacionados à análise musical e formas de criação musical. Desde 2020, é membro da Sociedade de Análise e Teoria Musical (SATMUS) da Espanha. Suas perguntas acadêmicas e de pesquisa têm se concentrado na análise dos contextos da música contemporânea na cidade de Medellín, Colômbia, bem como na construção de processos metodológicos alternativos para a análise da dimensão macroformal da música. Participou como palestrante em diferentes congressos e seminários nacionais e internacionais relacionados à teoria e análise musical. Publicou os resultados de seus projetos de pesquisa sobre teoria e análise musical em diversos artigos e capítulos de livro. Como compositor, além de seu catálogo para diferentes formatos instrumentais de câmara e orquestra, ele criou música para teatro, dança contemporânea e imagem digital. Sua música foi interpretada em diferentes países da América Latina, Europa e Ásia.

  • Jamir Mauricio Moreno Espinal, Instituto Tecnológico Metropolitano (Colômbia)

    É professor de carreira no Instituto Tecnológico Metropolitano (ITM), onde atua como mestre na unidade especializada em teoria musical na Tecnologia em Informática Musical e Profissionalização em Artes de Gravação e Produção Musical. Possui uma extensa trajetória como professor em instituições educacionais importantes, como a Universidad de Antioquia, a Universidad Adventista e a Universidad Pontificia Bolivariana, entre outras. É licenciado em Educação Musical pela Universidad Adventista e estudou no conservatório da Universidad de Antioquia. É Especialista em Artes com ênfase em Composição pela Universidad de Antioquia. Atualmente, é Mestre em Gestão Cultural pela Universidad de Antioquia. Suas produções mais destacadas incluem: dois métodos de ensino para teclado, três produções discográficas com composições infantis, três softwares musicais para dispositivos móveis, quatro artigos em revistas especializadas e um livro de pesquisa sobre a vida de Marta Agudelo Villa.

  • Mariantonia Palacios, Instituto Tecnológico Metropolitano (Colômbia)

    Musicista de Caracas, formou-se como pianista e compositora nos conservatórios nacionais Juan Manuel Olivares e Juan José Landaeta, respectivamente. Como musicóloga, formou-se na Universidad Central de Venezuela, obtendo a Licenciatura em Artes e o Mestrado em Musicologia Latino-americana. É também Magister Artium pela Universidad de Costa Rica. Com mais de quarenta anos como professora e pesquisadora, é professora titular da Universidad Central de Venezuela (UCV) e da Universidad Simón Bolívar (USB), e palestrante convidada na Universidad Metropolitana (UNIMET) e na Universidad de Costa Rica (UCR). Foi diretora titular do Coro do Teatro Teresa Carreño, da Escola de Artes (UCV) e da Companhia Nacional de Ópera da Costa Rica. Produtora e locutora por mais de dez anos dos programas radiofônicos "Compositores de América" (Rádio Nacional da Venezuela) e "Tema com Variações" (Rádio Capital). Atualmente, é Coordenadora Acadêmica Nacional das Academias Yamaha na Colômbia, professora no Instituto Tecnológico Metropolitano de Medellín (ITM), e mantém uma agenda ativa como concertista e palestrante. Também trabalha no desenvolvimento da Biblioteca Virtual Musicológica Juan Meserón, em conjunto com uma equipe de professores e estudantes da UCV, e é curadora de várias coleções editoriais musicais vinculadas às suas linhas de pesquisa. Seus livros e artigos receberam prêmios e distinções, tanto em nível nacional quanto internacional. Como pianista, ela se especializou na interpretação da música venezuelana e latino-americana, e gravou vários discos com esse repertório.

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Publicado

2023-11-30

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“El Centavo De Navidad De Luis Antonio Calvo: Edição crítica”. 2023. Per Musi 24 (novembro): 1-24. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.46459.