O SIX-XEN de Iannis Xenakis
uma plêiade de sons em contínua expansão
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.48450Palavras-chave:
Iannis Xenakis, SIX-XEN, Pléïades, instrumento acústico, percussãoResumo
O SIX-XEN, instrumento acústico criado por Iannis Xenakis para Pléïades (1978), é representativo do processo criativo do compositor e seu apreço pela percussão. As descrições do próprio criador, bem como as conexões entre o objeto e seu trabalho teórico e prático, trazem luzes sobre aspectos estruturantes e fundamentais do universo conceitual e sonoro da pesquisa xenakiana. Estes aspectos podem ser observados através de diferentes documentos: esboços iniciais, manuscritos, diferentes edições de Pléïades, correspondências, notas pessoais e entrevistas. Enquanto objeto criado por um compositor, o instrumento possui características que são reflexos diretos das abordagens práticas e estéticas mais profundas de seu criador. Nesse sentindo, o presente artigo aborda o instrumento percussivo xenakiano com ênfase em: microtonalidade, batimento acústico, glissando e variabilidade através de repetições não-fiéis. Ao criar o SIX-XEN, Xenakis confiou à comunidade de percussionistas uma enorme responsabilidade, pois a pesquisa e a construção de protótipos são desafios constantes para se tocar sua peça.
Referências
Barthel-Calvet, Anne-Sylvie. 2000. Le rythme dans l’œuvre et la pensée de Iannis Xenakis. Tese (Doutorado em Musicologia). Paris: Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais (EHESS).
______. 2002. “Temps et rythme chez Xenakis: le paradoxe de l’architecte”. In Portrait(s) de Iannis Xenakis, editado por François-Bernard Mâche, 159-169. Paris: Biblioteca Nacional da França.
______. 2011. Oser Xenakis. Paris: Salabert/Universal.
Batigne, Jean. 1981. “Regards sur Iannis Xenakis.” In Regards sur Iannis Xenakis, editado por Hugues Gerhards, 175-183. Paris: Éd. Stock.
Bogler, Tilmann. 2017. Xenakis - Pléïades Analyse von Rhythmus und Grafik. Monografia (Bacharelado em Música). Zurique: Escola Superior das Artes de Zurique.
Bucur, Voichita. 2022. Handbook of Materials for Percussion Musical Instruments. Cham: Springer.
Ceuster, Diederik Mark de. 2021. “‘Use 19 Metal Pieces of Approximately the Same Timbre’: An Analysis of Twelve Recorded Performances of Xenakis’s Métaux (Pléïades)”. Zeitschrift der Gesellschaft für Musiktheorie, 18 (1): 71-100. https://www.gmth.de/zeitschrift/artikel/1106.aspx
Engelman, R. 2010. “So Percussion + Meehan/Perkins Duo.” https://robinengelman.com/2010/12/02/so-2/
Exarchos, Dimitris. 2007. Iannis Xenakis and Sieve Theory: An Analysis of the Late Music (1984-1993). Tese (Doutorado em Musicologia). Londres: Universidade de Londres.
Fleuret, Maurice. 1988. “Il teatro di Xenakis”. In Xenakis, editado por Enzo Restagno, 159-187. Torino: EDT.
Gibson, Benoît. 2001. “Théorie des cribles”. In Présences de Iannis Xenakis, editado por Makis Solomos, 85-92. Paris: CDMC.
______. 2011. The instrumental music of Iannis Xenakis. Theory, practice, self-borrowing. Hillsdale: Pendragon Press.
Globokar, Vinko. (1980). Le compositeur, l’instrument, l’interprète. In Le compositeur et l’instrument, editado por IRCAM. http://articles.ircam.fr/textes/Globokar80a/index.html
Gueib, Paul. 2020. Étude et Amélioration d’un Instrument de Percussions Innovant, le Sixxen. Monografia (Bacharelado em Design Industrial). Metz: École Nationale Supérieure d’Arts et Métiers de Metz.
Halbreich, Harry. 1988. “Da “Cendrées” a “Waarg”: quindici anni di creatività”. In Xenakis, editado por Enzo Restagno, 211-270. Torino: EDT.
Harley, James. 2002. The Electroacoustic Music of Iannis Xenakis. Computer Music Journal, 26 (1): 33-57.
______. 2004. Xenakis. His Life in music. Nova Iorque: Routledge.
Hofmann, Boris. 2015. “The Electroacoustic Works by Xenakis and their Instrumental “Contemporaries”.” In Iannis Xenakis, La musique électroacoustique, editado por Makis Solomos, 19-28. Paris: L’Harmattan.
Johnston, Andrew. 2016. “Design, Opportunities for Practice-Based Research in Musical Instrument.” Leonardo, 49 (1): 82-83.
Lacroix, Marie-Hortense. 2001. Pléiades de Iannis Xenakis. Paris: Ed. TUM/Michel de Maule.
Les Percussions de Strasbourg. 1986. “Quelques nouvelles.” Percutact, 4: 9.
______. 1991. “Nos instruments : retour sur le sixen.” Tympan, 12: 2.
______. 2021. “Sixxen.” Dossier de partenariat. Strasbourg, France: Les Percussions de Strasbourg. https://www.percussionsdestrasbourg.com/wp-content/uploads/2020/04/Mécénat-Sixxen.pdf
Lins, Rodrigo Mota. 2017. Mecanismos de Abafamento para Teclados de Percussão. Monografia (Licenciatura em Música). Goiânia: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
Lohner, Henning. 1986. “Interview with Iannis Xenakis.” Computer Music Journal, 10 (4): 50-55.
Mâche, François-Bernard. 2018. Le sonore et l’universel. Écrits au tournant du XXIe siècle. Paris: Editions des archives contemporaines.
Manoury, Philippe. 2012. “Traité d’inharmonie.” https://www.philippemanoury.com/traite-dinharmonie/
Marandola, Fabrice. 2012. “Of Paradigms and Drums: Analyzing and Performing Peaux from Pléïades”. In Xenakis Matters, editado por Sharon Kanach, 185-204. Hillsdale: Pendragon Press.
Melo, Igor A. 2022. Inovação de instrumentos percussivos: construção e aperfeiçoamento de porcelanatofone. Monografia (Licenciatura em Música). Goiânia: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
Melo, Igor A., Lins, Rodrigo M., e Morais, Ronan Gil de. 2016. “Inovação tecnológica na luteria de instrumentos musicais: estruturas de sustentação e pedais para teclados de percussão.” Em.formação: Cadernos de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG, Destaques 2014–2015, 2: 124-143. https://editora.ifg.edu.br/editoraifg/catalog/view/6/4/35-1
Morais, Ronan Gil de. 2022a. “Xenakis in Indonesia: Influences in the composition of Jonchaies (1977) and Pléïades (1978)”. In Centenary International Symposium XENAKIS 22: Lectures Workshops Concerts, editado por Anastasia Georgaki e Makis Solomos, 338-359. Atenas: Spyridon Kostarakis. https://xenakis2022.uoa.gr/proceedings/
______. 2022b. “Indonesian References in Iannis Xenakis’ Claviers: Creative Process With Exogenous Material in Pléïades (1978)”. Per Musi, no. 42 (September): 1-24. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.44450
______. 2023. Iannis Xenakis’ SIX-XEN A new instrument for Pléïades (1978) and a creative process with Indonesian references. Tese (Doutorado em Musicologia e Performance Musical). Basiléia: Universidade da Basiléia e Escola de Música FHNW.
Morais, Ronan Gil de; Araújo, Lucas Davi de. 2018. “Sixxen e música eletroacústica: o diálogo entre instrumento microtonal e aparatos eletroeletrônicos no repertório pós-Pléiades”. Revista Música, 18 (2): 8-29. https://www.revistas.usp.br/revistamusica/article/view/147530
Morais, Ronan Gil de. Chaib, Fernando e Oliveira, Fabio. 2017. “Considerações históricas, estruturais e características sobre o instrumento Sixxen, de Iannis Xenakis”. Per Musi, 37: 1-21. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/5164
Morais, Ronan Gil de. Chaib, Fernando e Oliveira, Fabio. 2020. “Repertório para Sixxen: a (re)definição de um novo instrumento através da composição”. Per Musi, 40: 1-22. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/5296
Porres, Alexandre Torres. 2007. Processos de Composição Microtonal por meio do Modelo de Dissonância Sensorial. Dissertação (Mestrado em Música). Campinas: Universidade Estadual de Campinas.
Reed, Brett. 2003. “Building a Set of Sixxen.” Percussive Notes, 41 (3): 48-50.
Restagno, Enzo. 1988. “Un’autobiografia dell’autore raccontata da Enzo Restagno.” In Xenakis, editado por Enzo Restagno, 3-70. Torino: EDT.
Santana, Helena Maria da Silva. 1998. L’orchestration chez Iannis Xenakis : l’espace et le rythme, fonctions du timbre. Tese (Doutorado em Musicologia). Lille: ANRT.
Sève, Bernard. 2013. L’instrument de musique. Une étude philosophique. Paris: Editions du Seuil.
Silva, Anderson A. 2017. Música para trompa e sixxen, de Estércio Marquez Cunha: resultados sonoros na colaboração entre compositor e intérprete. Dissertação (Mestrado em Música). Goiânia: Universidade Federal de Goiás.
Solomos, Makis. 1996. Iannis Xenakis. Mercuès: P.O. Editions.
______ (Ed.). 2015. Iannis Xenakis, La musique électroacoustique. Paris: L’Harmattan.
Varga, Balint Andras. 1996. Conversations with Iannis Xenakis. Londres: Faber and Faber Ltd.
Walther, D. 1979. “Création mondiale à Mulhouse : «Les pléiades» de Xenakis...” Dernières Nouvelles d’Alsace (DNA), 21 apr 1979: 94.
Xenakis, Iannis. 1971a. “Structures Hors-Temps.” In The Musics of Asia. Annals of the International Music Symposium, editado por José Maceda, 152-173. Manila: National Music Council of the Philippines and Unesco International Music Council.
______. 1971b. Anaktoria. Paris: Éd. Salabert.
______. 1979. Pléïades. 1ed. Paris: Éd. Salabert.
______. 1981. Nekuia. Paris: Éd. Salabert.
______. 1982. [Correspondência]. Destinatário: Ruud Wiener. Paris, 29 oct 1982. 1 cartão pessoal.
______. 1985. [Correspondência]. Destinatário: Claude Ricou. Paris, 16 dez 1985. 1 cartão pessoal.
______. 1988. Pléïades. 2ed. Paris: Éd. Salabert.
______. 1989. “Iannis XENAKIS. Musique matin : c’est encore mieux l’après-midi.” Programa de Rádio (entrevista feita e editada por F. Mallet e R. Saidkhanian; 24 jul 1989). Paris: France Musique. Acessível pelos arquivos do Institut national de l’audiovisuel (Ina, França).
______. 1993. [Correspondência]. Destinatário: Philippe Manoury. Paris, 25 jun 1993. 1 cartão pessoal.
______. 1994. Kéleütha. Paris: L’Arche.
______. 1999. [Correspondência]. Destinatário: Bob Wilson. Paris, 29 oct 1999. 1 cartão pessoal.
______. 2013. Pléïades. 3ed. Paris: Éd. Salabert.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.