Referências indonésias em Claviers de Iannis Xenakis
processo criativo com material exógeno em Pléïades (1978)
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.44450Palavras-chave:
Claviers, Iannis Xenakis, Pléïades, Música Indonésia, PercussãoResumo
O movimento Claviers foi composto para teclados de percussão e faz parte da obra Pléïades (1978) para seis percussionistas. Baseado em evidências de diferentes arquivos, destaca-se aqui relações diretas com elementos da música tradicional da Indonésia. Estas apontam para a inserção de materiais com os quais Xenakis teve contato nos anos 1950 e durante sua viagem para Bali e Java em 1972-1973. A inserção de material exógeno é bastante rara dentro da sua produção, mas em Claviers esta é uma parte substancial do processo criativo, trazendo significações particulares ao tratamento estrutural e à sequência de seções que caracteriza o movimento. Ao fazê-lo, o compositor cria então um discurso subjacente e um contexto bastante dinâmico dentro deste movimento em particular e isto aponta para correlações ainda não analisadas em uma parte mais ampla de sua produção. Este contexto dinâmico possui ainda implicações muito profundas com o pensamento e a prática composicional de Xenakis, trazendo novos elementos para a compreensão de parte do processo criativo durante uma fase bastante prolífica de sua vida.
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