Repertório para Sixxen

a (re)definição de um novo instrumento através da composição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2020.5296

Palavras-chave:

Iannis Xenakis, Pléïades, Sixxen, Repertório Contemporâneo

Resumo

O presente trabalho cataloga e discute o repertório composto entre 1978 e 2017 para Sixxen, instrumento criado por Iannis Xenakis. Para alcance dos resultados foi realizada ampla pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados demonstram um repertório constituído por no mínimo 46 obras, de 43 compositores de 11 países. As décadas de 2000-2009 e 2010-2017 apresentam o maior quantitativo de obras (82% do total). A criação entre os anos de 2010-2015 em particular, com cerca de 70% do total de composições, supera o número total das décadas anteriores somadas e apresenta um incremento cinco vezes maior do que o quantitativo entre 2000-2009. A maior quantidade de composições é originária dos EUA, França e Brasil. O artigo também analisa informações sobre a notação para Sixxen, a relação de grupos com compositores para elaboração de novas obras e o redimensionamento conceitual e prático gerado pela aplicação do instrumento em diferentes contextos.

Biografia do Autor

  • Ronan Gil de Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

    Mestre em Composition et Interprétation Musicale pela Université de Strasbourg (França). Possui Especialização em teclados de percussão pelo Conservatoire de Strasbourg (onde foi professor), estudando com Emmanuel Sejourné. É Bacharel em Percussão pela UNESP, recebendo o Prêmio de Excelência em Pesquisa. Trabalhou com Tom Mays, Antoine Spindler, Yves Kayser e Philippe Aubry. Fundou e integrou grupos como: Babel Trio, DUALpha, Ensemble Vertebrae Accroche Note, Texture Ensemble da Milano. Realiza estreias absolutas e primeiras audições nos continentes americano e europeu. Sua discografia inclui gravações com variadas formações. É professor de percussão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), membro do Impact(o) e líder do Núcleo de Excelência para o Ensino, Pesquisa e Performance em Percussão (NΞP3). 

  • Fernando Martins de Castro Chaib, Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutor e Mestre em Música pela Universidade de Aveiro (Portugal) nas classes de Miquel Bernat e Evgueni Zouldilkine. É Bacharel em Percussão pela UNESP. Possui prêmios como solista e camerísta no Brasil, Portugal e Itália. Sua discografia inclui mais de dez CDs com diversas formações nos mais variados estilos. Atua nos continentes americano, europeu e asiático realizando estreias e primeiras audições. Fundou os grupos Simantra Grupo de Percussão e Grupo Durum Percussão Brasil. É professor convidado em festivais de música nos continentes americano e europeu. Atualmente é Professor Adjunto da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atua no PPGMUS/UFMG e é atual coordenador do Grupo de Percussão da UFMG.

  • Fabio Fonseca de Oliveira, Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás

    Doutor pela Universidade da Califórnia (San Diego/EUA) sob orientação de Steven Schick, é Bacharel em Percussão pela UNESP e Mestre pela Universidade de Massachusetts (Amherst, EUA). Como solista e camerísta vem se apresentando nas Américas, Europa e Ásia. Colaborou/trabalhou com Steve Reich, Philippe Manoury, Helmut Lachenmann, David Lang, Roger Reynolds, Chaya Chernowin e Flo Menezes; gravou pelos selos Tzadik, Mode Records e New World Records, com destaque para o grupo redfishbluefish. Atua como professor em alguns dos principais festivais de música do Brasil. É Professor Associado da EMAC/Universidade Federal de Goiás (UFG), membro do Impact(o) e pesquisador do Núcleo de Excelência para o Ensino, Pesquisa e Performance em Percussão (NΞP3). 

Referências

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Publicado

2021-05-20

Edição

Seção

Articles in Portuguese/Spanish

Como Citar

“Repertório Para Sixxen: A (re)definição De Um Novo Instrumento através Da composição”. 2021. Per Musi, nº 40 (maio): 1-22. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2020.5296.

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