Análise derivativa e a música serial: O tema das Variações para Orquestra op.31 de Schoenberg

Autores

  • Carlos Lemos Almada Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/permusi20163301

Palavras-chave:

análise derivativa, Grundgestalt, variação progressiva em música serial, música serial de Arnold Schoenberg

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal investigar as relações de derivação entre os elementos componentes do tema das Variações para Orquestra op.31 de Arnold Schoenberg) e sua fonte de material básico, ou Grundgestalt, conceito teórico elaborado pelo próprio compositor. A partir de uma revisão bibliográfica considerando as origens e motivações para a formulação do conceito, é discutida a questão sobre a presença de desenvolvimento temático em obras seriais de Schoenberg, tomando como referência análises realizadas por alguns autores (RUFER, 1954; BOSS, 1992; HAIMO, 1997; TARUSKIN, 2010). Propõe‐se ainda a que a Grundgestalt de uma obra serial possa se manifestar em dois níveis distintos, porém associados – abstrato e concreto, o que se ajusta à metodologia analítica adotada neste estudo, sumarizada em uma seção específica do artigo. Os resultados obtidos revelam uma construção temática extraordinariamente orgânica e econômica.

Downloads

Publicado

2018-05-05

Edição

Seção

Articles

Como Citar

“Análise Derivativa E a Música Serial: O Tema Das Variações Para Orquestra op.31 De Schoenberg”. 2018. Per Musi, nº 33 (maio). https://doi.org/10.1590/permusi20163301.

Artigos Semelhantes

1-10 de 419

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.