Schoenberg/Boulez: ideia/sistema
DOI:
https://doi.org/10.1590/permusi20163302Palavras-chave:
sistema em Arnold Schoenberg, sistema em Pierre Boulez, ideia musical e composição, Prelúdio do Op. 25 de SchoenbergResumo
Dois textos principais orientam o presente estudo: A música nova, a música demodée, o estilo e a ideia, escrito por Arnold SCHOENBERG (1977b) em 1946, e O sistema e a ideia, escrito por Pierre BOULEZ (1986) em 1986. Inicialmente é trabalhado o conceito de ‘ideia musical’ em diversos textos de Schoenberg. O conceito é então confrontado com uma análise de seu Prelúdio do Op. 25, elaborada por Jack BOSS (2014). Essa análise levanta a problemática da percepção, conduzindo à discussão do texto de Boulez. Esse último é trabalhado na relação da ‘ideia musical’ com o ‘sistema’, inicialmente em conexão com a segunda Escola de Viena e em seguida com sua própria estética. Procura‐se compreender como se articulam esses dois conceitos nas reflexões dos dois compositores, que muito influenciaram a transformação da linguagem musical no século XX, e que se situam em uma linha evidente de conexão e continuidade.
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