A pesquisa sobre órgão no Brasil
estado da arte
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2005.55424Palavras-chave:
música para órgão, música brasileira, literatura para órgão, estado da arteResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar um inventário descritivo e analítico da produção acadêmica musical brasileira sobre órgão, a partir de dissertações e teses oriundas dos programasde Pós-graduação e de concursosdeascensãona carreira docente. Esteestudojustifica-se por serum instrumento de conhecimentodas abordagensutilizadasna subáreae como indicadorpara estudos sobre a área de música em geral. Fundamentase nos estudosde RICHARDSON (1989), SOUZA (1990), CARVALHO (2000) e FERREIRA (2002). Este estudo incluiu duas fases: (1) a identificação dos dados bibliográficos e (2) estudo das tendências, ênfases e escolhas metodológicas.
Referências
AGUIAR JR, Ary. O problema da registração da música de Max Reger para órgão. 1992. 279 fls. Memorial de Recital de Mestrado – Escola de Música da UFRJ, Rio de Janeiro, 1992.
AQUINO, José Luis Prudente de. Um estudo da registração na “Grande Pièce Symphonique” op. 17 de César Franck para órgão. 1990. 280 fls. Memorial de Recital de Mestrado – Escola de Música da UFRJ, Rio de Janeiro, 1990.
CARVALHO, Ana MariaAlmeida. Produção da pós-graduação: critérios de descrição e avaliação. Educação Brasileira,São Paulo,v.22,no. 44, p.53-77, jan/jun2000.Revistado Conselhode Reitoresdas Universidades Brasileiras.
CRÔNICA MUSICAL. In: Revista Música Sacra, Petrópolis, agosto 1949, p. 156.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação e Sociedade, São Paulo, no. 79, p. 257-272, agosto, 2002.
GOUVEIA,Aparecida Joly.Apesquisa educacionalnoBrasil. Cadernosde Pesquisa,SãoPaulo, FundaçãoCarlos Chagas, no. 01, p. 1-48, 1971.
_______________________. Apesquisa sobre educação noBrasilde 1970 para cá.CadernosdePesquisa, São Paulo, Fundação Carlos Chagas, no. 19, p. 65-70, dez. 1976.
LUCAS, Maria Elizabeth. Sobre o significadoda pesquisa em Música na Universidade. PortoArte, PortoAlegre, n. 04, p. 51- 55, 1991.
NOGUEIRA, Ilza. Seminário deavaliação da área de Música:um esforço pela efetividadee otimização do fomento à Música.Anais do IX Encontro Anual da ANPPOM. Rio de Janeiro, 1996, p. 39-44.
RICHARDSON, Roberto Jarry; BEZERRA, Maria Aparecida. A produção científica na pós-graduação em Educação no Brasil. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 1989.
SIGUISSARDI, Waldemar. SILVA Jr, João dos Reis. A produção intelectual sobre educação superior na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) período 1968-1995. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 79, no. 193, p. 95-112, set/dez. 1998.
SOARES, Hélcio Benevides. A Pós-graduação em Música. Revista Brasileira de Música. Rio de Janeiro, vol XII, p. 83089, 1982.
SOUZA, Sandra M. Z. A avaliação da aprendizagem: análise de pesquisas produzidas no Brasil no período de 1980 a 1990. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, vol 22, no. 1, p.111-1444, jan/jun, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.