Simbologia e hereditariedade na formação de uma Grundgestalt
a primeira das Quatro Canções Op.2 de Berg
Palavras-chave:
Grundgestalt e variação progressiva, Simbologia musical, Transmissão extraopusResumo
Integrando um amplo projeto de pesquisa que visa elaborar uma metodologia analítica específica para os procedimentos de variação progressiva, o presente estudo examina a possibilidade de existência de, por assim dizer, transmissão hereditária (extraopus) na construção da ideia primordial (ou Grundgestalt) de uma peça musical. Para isso, é analisada a primeira das Quatro Canções op.2, de Alban Berg, cuja Grundgestalt apresenta-se como um complexo formado por várias transformações de elementos-chave extraídos de três obras: Tristão e Isolda de Richard Wagner, a Primeira Sinfonia de Câmara op.9 de Arnold Schoenberg e a Sonata para Piano op.1, do próprio Berg.
Referências
ALMADA, Carlos de L. “Nas fronteiras da tonalidade”: Tradição e inovação na forma da Primeira Sinfonia de Câmara, op.9, de Arnold Schoenberg. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) – Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
_______________. Pontos de contato entre a Sonata para Piano,op.1, de Alban Berg e a Primeira Sinfonia de Câmara,op.9, de Arnold Schoenberg. In: V SIMPÓSIO DE PESQUISA EM MÚSICA - SIMPEMUS 5, 2008. Curitiba. Anais ...Curitiba: UFPR, 2008.
_______________. A variação progressiva aplicada na geração de ideias temáticas. In: II Simpósio Internacional de Musicologia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011a.
_______________. Derivação temática a partir da Grundgestalt da Sonata para Piano op.1, de Alban Berg. In: II Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical. Anais ...São Paulo: UNESP-USP-UNICAMP, 2011b. 1 CD-ROM (11 p.).
ADORNO, Theodor W. Alban Berg (Juliane Brand & Christopher Hailey, trad.). Cambridge: CambridgeUniversity Press, 1997.
AYREY. Craig. Berg’s ‘Scheideweg’: Analytical issues in Op. 2/ii. Music Analysis, vol. 1, nº 2, 1982, p.189-202
BOSS, Jack. Schoenberg’s Op. 22 radio talk and developing variation in atonal music.Music Theory Spectrum, vol. 14, nº2, 1992, p.125-149.
BURTS, Devon. An application of the grundgestalt concept to the First and Second Sonatas for Clarinet and Piano, Op. 120, no. 1 & no. 2, by Johannes Brahms. 2004. Dissertação (Mestrado em Música) – University of South Florida.
CARPENTER, Patricia. Grundgestalt as tonal function. Music Theory Spectrum, vol. 5, 1983, p.15-38.
DUDEQUE, Norton. Variação progressiva como um processo gradual no primeiro movimento do Quarteto A Dissonância, K. 465, de Mozart. PerMusi, vol.8, UFMG, 2003, p.41-56.
________________. Music theory and analysis in the writings of Arnold Schoenberg (1874-1951). Aldershot: Ashgate Publishings, 2005.
EMBRY, Jessica. The role of organicism in the original and revised versions of Brahms’s Piano Trio In B Major, Op. 8, Mvt. I: A comparison by means of Grundgestalt analysis. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) – University of Massachusetts Amherst.
FRISCH, Walter. Brahms and the principle of developing variation.Los Angeles: University of California Press, 1984.
GAULDIN, Robert. Reference and association in the Vier Lieder, Op. 2, of Alban Berg.Music Theory Spectrum, vol. 21, nº 1, 1999, p.32-42.
HAIMO, Ethan. Developing variation and Schoenberg’s serial music. Musical Analysis, vol. 16, nº 3, p.349-365,1997.
HILMAR, Rosemary. Alban Berg’s studies with Schoenberg.Journal of the Arnold Schoenberg Institute, Los Angeles, vol. VIII, nº 1, p.7-29, 1984.
JAMEUX, Dominique. Berg. Bourges: Solfèges, 1980.
JARMAN, Douglas. Alban Berg: The origins of a method. Music Analysis, vol. 6, nº 3, p.273-288, 1987.
MARTINEZ, Alejandro. La forma-oración en obras de la Segunda Escuela de Viena: un lectura desde la morfología de Goethe. Revista del Instituto Superior de Música, no.12, Santa Fe, p.96-113, 2009.
MEYER, Leonard. Style and music. Chicago: The University of Chicago Press, 1989.
PERLE, George. Berg’s Master array of the interval cycles. The Musical Quarterly, nol. 63, n 1, 1977, p.1-30.
SALZER, Felix. Structural hearing: Tonal coherence in music (2 vol.). Nova Iorque: Charles Boni, 1952.
SCHOENBERG, Arnold. Style and idea: selected writings of Arnold Schoenberg. (Leonard Stein, ed.). Londres: Faber & Faber, 1984.
_______________. Fundamentals of musical composition.(Gerald Strang, ed.) Londres: Faber & Faber, 1990.
STRAUS, Joseph. Introduction to post-tonal theory (3 ed.). Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 2005.
STUCKENSCHMIDT, H. H. Schönberg: vida, contexto, obra. (Ana Agud, trad.). Madri: Alianza Editorial S.A., 1991.
TOOP, Richard. Stockhausen, Kalheinz. In: New Grove Dictionary of Music. Oxford: Oxford University Press, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






