O ijexá nas levadas de violão

análise de três casos no repertório popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2021.26666

Palavras-chave:

ijexá, violão de acompanhamento, canção brasileira, ritmos do candomblé, levadas para violão

Resumo

O artigo consiste em uma análise de acompanhamentos de violão baseados no ijexá, ritmo presente nos rituais de candomblé e que se torna popular fora dos terreiros devido aos afoxés, cortejos carnavalescos de Salvador/BA. São discutidas ao longo do texto questões acerca das peculiaridades do ijexá e do seu processo de transformação em gênero popular, bem como das relações das levadas de violão com os padrões sonoros do ritmo, fatores idiomáticos e contexto das canções.

Biografia do Autor

  • Felipe Corbani da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Formado em Licenciatura em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina ? UDESC (2020) e mestrando do Programa de Pós Graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina ? UDESC (2020). Atua como violonista, especificamente no repertório de música popular brasileira. Também é formado em Áudio e Acústica pelo Instituto de Áudio e Vídeo ? IAV (2015) e realiza trabalhos na área de sonorização, captação, edição e pós produção de áudio, bem como ministra cursos na área.

  • Bruno Madeira, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Premiado nos maiores concursos de violão do Brasil, o violonista catarinense Bruno Madeira vem se destacando nos últimos anos como solista, professor e pesquisador. Bacharel, Mestre e Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas, Bruno se apresentou em mostras, seminários, festivais, salas e séries de concerto do Brasil e exterior. Destacam-se os recitais no Centro Cultural São Paulo e SESC Vila Mariana (São Paulo/SP), Quartas Clássicas - BNDES (Rio de Janeiro/RJ), Palcos Musicais (Londrina/PR), Festival Villa-Lobos de Inverno de São José dos Campos (S. J. Campos/SP), Casa da Música (Porto Alegre/RS), Casa Thomas Jefferson (Brasília/DF), SESC Paço da Liberdade e Museu Guido Viaro (Curitiba/PR), Seminário de Violão de Itajaí (Itajaí/SC) e Festival de Música Erudita do Espírito Santo (Vitória/ES). Apresentou-se internacionalmente como solista na Argentina, Alemanha, Equador, República Tcheca, Eslováquia e Áustria. Bruno também se apresenta como camerista em diversas formações: no duo com a soprano Ana Carolina Sacco, voltado à música espanhola e brasileira; com o flautista Lucas Madeira, seu irmão, dedicando-se à música do século XX para a formação; com o violinista Leonardo Feichas, focado na música brasileira; e com o pianista Samuel Pontes, tendo como repertório a música do século XX para violão e piano. Nessas formações, apresentou-se nas séries SESI Música (Santos, Mauá e Birigui/SP), SESI Música Erudita (São Bernardo do Campo, Santos e Mauá/SP), SESC Sonoro (São José dos Pinhais, Apucarana e Jacarezinho/PR), SESC Caiçuma das Artes (Rio Branco/AC), além de concertos em Campinas, Vinhedo, Taubaté, Bananal, São José dos Campos (SP), Florianópolis, Itajaí (SC), Itajubá (MG), Buenos Aires e La Plata (Argentina). Foi vencedor de prêmios em diversos concursos, entre eles o Melhor Intérprete de Villa-Lobos no X Concurso Nacional Villa-Lobos e primeiros lugares no I Concurso Internacional de Violonistas do Conservatório de Tatuí, VI Concurso Internacional de Violão J. S. Bach, III Concurso Latino-Americano de Violão Maurício de Oliveira e VIII Concurso Nacional de Violão Fred Schneiter. Tem artigos publicados em respeitados congressos e revistas nacionais e internacionais, dos quais se destacam as pesquisas sobre aspectos técnicos do violão e o gesto corporal na performance. Atualmente Bruno é professor da Universidade do Estado de Santa Catarina, responsável pelas classes de violão dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música e sendo regularmente convidado para realizar oficinas, palestras e masterclasses em festivais, universidades e conservatórios. Como produtor, teve projetos aprovados no Fundo Municipal de Cultura de São José dos Campos (2018), Circulação de Apresentações Artísticas - São José dos Campos (2018 e 2020), Música no Parque Vicentina Aranha (2018), Festival de Inverno de Paranapiacaba (2017), Festival de Música Erudita do Espírito Santo (2017), Circulação SESI São Paulo (2017 e 2019), Circulação SESC Paraná (2019), Quartas Clássicas BNDES (2015 e 2018), Festival de Música de Ponta Grossa (2019) e Ibermúsicas (2019).

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Publicado

2021-07-04

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“O Ijexá Nas Levadas De violão: Análise De Três Casos No repertório Popular”. 2021. Per Musi, nº 41 (julho): 1-14. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2021.26666.