A Educação Científica das Periferias Urbanas: Uma Revisão sobre o Ensino de Ciências em Contextos de Vulnerabilidade Social (1985–2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u221243

Palavras-chave:

Educação científica das periferias urbanas, Classe popular, Cor, Raça e Racismo, Minorias

Resumo

O objetivo central deste trabalho é apresentar uma revisão internacional e nacional de artigos sobre a educação científica das periferias urbanas. Tomando como ponto de partida duas revisões que cobrem o período de 1985 a 2013, nós as expandimos até o ano de 2018 buscando por artigos publicados nos periódicos nacionais e internacionais de mais alto impacto. Como resultado, percebemos que a literatura recente (2014–2018) pode ser agrupada em três grandes perspectivas coexistentes (tradicional, crítica e pós-crítica) descritas por 11 temas de investigação. Ao mesmo tempo em que perspectivas contemporâneas emergem vigorosamente na literatura, as perspectivas tradicionais, inspiradas pela racionalidade técnica e pelo eficientismo, não foram jamais superadas. A análise também permitiu conjecturar a baixa ocorrência de artigos sobre educação científica das periferias urbanas em periódicos brasileiros. Implicações para a educação científica são discutidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sullyvan Garcia da Silva, Universidade de Brasília

Doutorando em Educação em Ciências PPGEDUC/IQ-UnB com projeto de pesquisa que aborda "O ensino de Ciências no contexto de violência urbana" orientado pelo Prof. Paulo Lima Junior/UnB. Mestre em Educação pela PUC-GO após ter defendido a Dissertação sob o título: JOVENS EM CONFLITO COM A LEI - Os Sentidos das Atividades Socioeducativas nas Unidades Privativas de Liberdade em Goiânia(2015) e licenciado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2011).

Paulo Lima Junior, Universidade de Brasília/Instituto de Física

Possui graduação em Física (Licenciatura e Bacharelado) pela UnB (2006). Possui Mestrado e Doutorado em Ensino de Física pela UFRGS (2009 e 2013). Sua tese de doutorado foi vencedora do prêmio CAPES de tese da área de Ensino em 2014. Foi servidor técnico-administrativo da UFRGS de 2008 a 2013, ocupando o cargo de Físico e coordenando os laboratórios de ensino de Física. Atualmente, é professor Adjunto da Universidade de Brasília e membro permanente do PPG em Educação em Ciências da UnB. Tem trabalhos publicados sobre sociologia da educação, marxismos, feminismos, psicologia histórico-cultural, abordagem CTS, e laboratórios de ensino (voltados para a educação científica, em geral, e para o ensino de Física, em particular). Desde a conclusão do doutorado, tem se dedicado prioritariamente à abordagem sociológica de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire para investigar trajetórias escolares e profissionais da educação científica, bem como a gênese e função social do gosto científico.

Referências

Althusser, L. (2013). Ideologias e Aparelhos Ideológicos de Estado. Ed. Contraponto.

Apple, M. (1982). Ideologia e currículo. Ed. Brasiliense.

Archer, L., Dawson, E., Seakins, A., & Wong, B. (2016). Disorientating, fun or meaningful? Disadvantaged families’ experiences of a science museum visit. Cultural Studies of Science Education, 11(4), 917–939. https://doi.org/10.1007/s11422-015-9667-7

Aschbacher, P. R., Ing, M., & Tsai, S. M. (2014). Is Science Me? Exploring Middle School Students’ STE-M Career Aspirations. Journal of Science Education and Technology, 23(6), 735–743. https://doi.org/10.1007/s10956-014-9504-x

Ball, C. (2017). Pressurizing the STEM Pipeline: an Expectancy-Value Theory Analysis of Youths ’ STEM Attitudes. Journal of Science Education and Technology, 26(4), 372–382. https://doi.org/10.1007/s10956-017-9685-1

Barton, A. C. (2002). Urban science education studies: A commitment to equity , social justice and a sense of place. Studies in Sciene Education, 38(1), 37–41.

Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Edições 70.

Bauman, Z. (2001). Modernidade Líquida. Jorge Zahar.

Beck, U. (2010). Sociedade de risco: Rumo a uma outra modernidade. Tradução de Sebastião Nascimento. Ed. 34. 1986.

Beckett, G. H., Hemmings, A., Maltbie, C., Wright, K., Sherman, M., & Sersion, B. (2016). Erratum to: Urban High School Student Engagement through CincySTEM iTEST Projects. Journal of Science Education and Technology, 25(6), 1008–1008. https://doi.org/10.1007/s10956-016-9668-7

Belle, H. B. M. (2011). Escola de Civismo e Cidadania: ethos do Colégio Beta da Polícia Militar de Goiás. Tese. Pontifícia Universidade Católica de Goiás. http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3787

Bernstein, B. A (1996). A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Vozes.

Berland, M., & Wilensky, U. (2015). Comparing Virtual and Physical Robotics Environments for Supporting Complex Systems and Computational Thinking. Journal of Science Education and Technology, 24(5), 628–647 https://doi.org/10.1007/s10956-015-9552-x

Bobbitt, J. F. (2004). O currículo. Didática.

Bodzin, A. M., & Fu, Q. (2013). The Effectiveness of the Geospatial Curriculum Approach on Urban Middle-Level Students’ Climate Change Understandings. Journal of Science Education and Technology, 23(4), 575–590. https://doi.org/10.1007/s10956-013-9478-0

Bodzin, A. M., Fu, Q., Kulo, V., & Peffer, T. (2014). Examining the Effect of Enactment of a Geospatial Curriculum on Students ’ Geospatial Thinking and Reasoning. Journal of Science Education and Technology, 23 (4), 562–574. https://doi.org/10.1007/s10956-014-9488-6

Bourdieu, P., & Passeron, J. C. (1970/2016). A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Tradução Reynaldo Bairão. Ed. Vozes.

Bressler, D. M. (2016). Investigating Flow Experience and Scientific Practices During a Mobile Serious Educational Game. Journal of Science Education and Technology, 25(5), 795–805. https://doi.org/10.1007/s10956-016-9639-z

Brkich, K. L. (2013). Urban fifth graders’ connections-making between formal earth science content and their lived experiences. Cultural Studies of Science Education, 9(1), 141–164. https://doi.org/10.1007/s11422-013-9505-8

Butler, J. (2003) Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Civilização Brasileira.

Carpi, A., Ronan, D. M., Falconer, H. M., & Lents, N. H. (2016). Cultivating Minority Scientists: Undergraduate Research Increases Self-Efficacy and Career Ambitions for Underrepresented Students in STEM. Journal of Research in Science Teaching, 54(2), 169–194. https://doi.org/10.1002/tea.21341

Chapman, A., & Feldman, A. (2016). Cultivation of science identity through authentic science in an urban high school classroom. Cultural Studies of Science Education, 12(2), 469–491. https://doi.org/10.1007/s11422-015-9723-3

Chen, S., Chang, W., Lai, C., Tsai, C., & Al, C. E. T. (2014). Education A Comparison of Students ’ Approaches to Inquiry , Conceptual Learning , and Attitudes in Simulation-Based and Microcomputer-Based Laboratories. Science Education, 98(5), 905–935. https://doi.org/10.1002/sce.21126

Connors-kellgren, A., Parker, C. E., Blustein, D. L., & Barnett, M. (2016). Innovations and Challenges in Project-Based STEM Education: Lessons from ITEST. Journal of Science Education and Technology, 25(6), 825–832. https://doi.org/10.1007/s10956-016-9658-9

Coleman, J. S., Campbell, E. Q., Hobson, C. J., McPartland, J., Mood, A. M., Weinfeld, F. D., & York, R. L. (1966). Equality of Educational Opportunity. US Department of Health, Education & Welfare. Office of Education (OE-38001 and supp.), 548 p.

Davis, N. R., Ingber, J., & McLaughlin, C. A. (2014). Leveraging complex understandings of urban education for transformative science pedagogy. Cultural Studies of Science Education, 9(4), 925–934. https://doi.org/10.1007/s11422-014-9609-9

De Carvalho, R. (2016). Science initial teacher education and superdiversity: educating science teachers for a multi-religious and globalised science classroom. Cultural Studies of Science Education, 11(2), 253–272. https://doi.org/10.1007/s11422-015-9671-y

Deleuze, G. (1992). Conversações. (Tradução. Peter Pál Pelbart). Ed. 34.

Derrida, J. (2009). A escritura e a diferença. Perspectiva.

Dika, S. L., & Amico, M. M. D. (2016). Early Experiences and Integration in the Persistence of First-Generation College Students in STEM and Non-STEM Majors, Journal of Research in Science Teaching, 53(3), 368–383. https://doi.org/10.1002/tea.21301.

Duran, M., Höft, M., Lawson, D. B., Medjahed, B., & Orady, E. A. (2014). Urban High School Students’ IT/STEM Learning: Findings from a Collaborative Inquiry-and Design-Based Afterschool Program. Journal of Science Education and Technology, 23(1), 116–137. https://doi.org/10.1007/s10956-013-9457-5

Eisenhart, M., Weis, L., Allen, C. D., Cipollone, K., & Stich, A. (2015). High School Opportunities for STEM: Comparing Inclusive STEM-Focused and Comprehensive High Schools in Two US Cities, Journal of Research in Science Teaching. 52(6), 763–769. https://doi.org/10.1002/tea.21213

Fellner, G. (2014). The problem is education not “special education.” Cultural Studies of Science Education, 10(4), 1089–1101. https://doi.org/10.1007/s11422-013-9559-7

Freire, P. (2008). Pedagogia do Oprimido. Ed. Paz e Terra.

Foucault, M. (2002) A arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. Editora Forense Universitária.

Ganhor, J. P. (2019). O Rap na Educação Científica e Tecnológica Rap. Ciência & Educação 25(1), 163–180.

Guerra, A., & Rezende, F. (2016). Sociocultural influences on science and on science identities. Cultural Studies of Science Education, 12(2), 505–511. https://doi.org/10.1007/s11422-016-9771-3

Giroux, H. (2001) “Praticando estudos culturais nas faculdades de educação”. In T. T. da Silva, (Org.). Alienígenas em sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Vozes. pp. 85–103.

González-Howard, M., & McNeill, K. L. (2016). Learning in a community of practice: Factors impacting english-learning students’ engagement in scientific argumentation. Journal of Research in Science Teaching, 53(4), 527–553. https://doi.org/10.1002/tea.21310

Hale, C. (2014). Urban special education policy and the lived experience of stigma in a high school science classroom. Cultural Studies of Science Education. 10(4), 1071–1088. https://doi.org/10.1007/s11422-013-9548-x

Harris, C. J., Penuel, W. R., Angelo, C. M. D., Debarger, A. H., Gallagher, L. P., Kennedy, C. A.,… & Krajcik, J. S. (2015). Impact of Project-Based Curriculum Materials on Student Learning in Science: Results of a Randomized Controlled Trial, 52(10), 1362–1385. https://doi.org/10.1002/tea.21263

Kane, J. M. (2016). Young African American Boys Narrating Identities in Science, Journal of Research in Science Teaching, 53(1), 95–118. https://doi.org/10.1002/tea.21247

Kubo, O. M., & Botomé, S. P. (2001). Uma interação entre dois processos comportamentais. Interação Em Psicologia, 5(1). https://doi.org/http://dx.doi.org/10.5380/psi.v5i1.3321

Kwah, H., Milne, C., Tsai, T., Goldman, R., & Plass, J. L. (2014). development of an afterschool game design curriculum. Cultural Studies of Science Education, 11(3), 713–740. https://doi.org/10.1007/s11422-014-9621-0

Lowan-Trudeau, G. (2016). Gateway to understanding: Indigenous ecological activism and education in urban, rural, and remote contexts. Cultural Studies of Science Education, 12(1), 119–128. https://doi.org/10.1007/s11422-016-9746-4

Maulucci, S. R., Brown, B. A., Grey, S. T., & Sullivan, S. (2014). Urban Middle School Students ’ Reflections on Authentic Science Inquiry. Journal of Research in Science Teaching, 51(9), 1119–1149. https://doi.org/10.1002/tea.21167

McLaughlin, C. A. (2014). Urban science education: examining current issues through a historical lens. Cultural Studies of Science Education, 9(4), 885–923. https://doi.org/10.1007/s11422-014-9598-8

Morales-doyle, D. (2017). Justice-centered science pedagogy: A catalyst for academic achievement and social transformation. Science Education, 101(6), 1034–1060. https://doi.org/10.1002/sce.21305

Mulvey, B. K., Chiu, J. L., Ghosh, R., & Bell, R. L. (2016). Special Education Teachers’ Nature of Science Instructional Experiences. Journal of Research in Science Teaching, 53(4), 554–578. https://doi.org/10.1002/tea.21311

Paleari, L. M., & Biz, A. C. (2010). Imagens em Narrativa: contraposição cultural e interdisciplinaridade no ensino fundamental pictures in narrative: cultural counterpoint and interdisciplinarity in Secondary Education. Ciência & Educação,16(2), 491–506.

Paprzycki, P., Tuttle, N., Czerniak, C. M., Molitor, S., Kadervaek, J., & Mendenhall, R. (2017). The Impact of a Framework-Aligned Science Professional Development Program on Literacy and Mathematics Achievement of K-3 Students. Journal of Research in Science Teaching, 54(9), 1174–1196. https://doi.org/10.1002/tea.21400

Parker, C. (2014). Multiple influences: Latinas , middle school science. Cultural Studies of Science Education, 9(2), 317–334. https://doi.org/10.1007/s11422-014-9573-4

Price, C. A., & Malatesta, H. L. K. (2014). Stereoscopy in Static Scientific Imagery in an Informal Education Setting: Does It Matter? Journal of Science Education and Technology, 23(6), 721–734. https://doi.org/10.1007/s10956-014-9500-1

Rancière, J. (2005/2014). O ódio à democracia. 1. Ed. Boitempo.

Ramnarain, U. (2016). Understanding the Influence of Intrinsic and Extrinsic Factors on Inquiry-Based Science Education at Township Schools in South Africa. Journal of Research in Science Teaching, 53(4), 598–619. https://doi.org/10.1002/tea.21315

Sant’Anna, I. M. Por que avaliar?: como avaliar?: critérios e instrumentos. 12. Ed. Vozes, 1995.

Schindel Dimick, A. (2016). Exploring the Potential and Complexity of a Critical Pedagogy of Place in Urban Science Education. Science Education, 100(5), 814–836. https://doi.org/10.1002/sce.21233

Silva, T. T. (1999). Documentos de Identidade: uma introdução às teorias de currículo. Autênctica Editora LTDA.

Shady, A. (2013). Negotiating cultural differences in urban science education: an overview of teacher’s first-hand experience reflection of cogen journey. Cultural Studies of Science Education, 9(1), 31–51. https://doi.org/10.1007/s11422-013-9486-7

Soares, M. H. F., Silva, M. V. B., & Cavalheiro, E. T. G. (2001). Aplicação de corantes naturais no ensino médio. Eclética Química, 26 (1), 225–234. https://dx.doi.org/10.1590/S0100-46702001000100017

Stuckey, M., Hofstein, A., Mamlok-Naaman, R., & Eilks, I. (2013). The meaning of “relevance” in science education and its implications for the science curriculum. Studies in Science Education, 49(1), 1–34. https://doi.org/10.1080/03057267.2013.802463

Swanson, L. H., Bianchini, J. A., & Lee, J. S. (2014). Engaging in argument and communicating information: A case study of english language learners and their science teacher in an urban high school. Journal of Research in Science Teaching, 51(1), 31–64. https://doi.org/10.1002/tea.21124

Tyler, R. (1983). Princípios Básicos de currículo e ensino, Porto Alegre: Ed. Globo.

Tolbert, S., & Bazzul, J. (2016). Toward the sociopolitical in science education. Cultural Studies of Science Education, 12(2), 321–330. https://doi.org/10.1007/s11422-016-9737-5

Varelas, M., Pieper, L., Arsenault, A., & Pappas, C. C. (2014). How Science Texts and Hands-On Explorations Facilitate Meaning Making: Learning From Latina / o Third Graders. Journal of Research in Science Teaching, 51(10), 1246–1274. https://doi.org/10.1002/tea.21173

Wallace, E. W., Perry, J. C., Ferguson, R. L., & Jackson, D. K. (2014). The Careers in Health and Medical Professions Program ( CHAMPS ): An Impact Study of a University-Based STEM + H Outreach Program. Journal of Science Education and Technology, 24(4), 484–495. https://doi.org/10.1007/s10956-014-9536-2

Walls, L. (2016). Equitable research: a bridge too far? Cultural Studies of Science Education, 12(2), 493–503. https://doi.org/10.1007/s11422-016-9770-4

Wenner, J. A., & Settlage, J. (2015). School Leader Enactments of the Structure / Agency Dialectic Via Buffering. Journal of Research in Science Teaching, 52(4), 503–515. https://doi.org/10.1002/tea.21212

Whitesell, E. R. (2016). Research Article A Day at the Museum: The Impact of Field Trips on Middle School Science Achievement. Journal of Research in Science Teaching, 53(7), 1036–1054. https://doi.org/10.1002/tea.21322

Wyner, Y., & Doherty, J. H. (2017). Developing a learning progression for three-dimensional learning of the patterns of evolution. Science Education, 101(5), 787–817. https://doi.org/10.1002/sce.21289

Zhang, L., Barnett, M., Wassell, B., Kate, Æ. S., Tan, E., Calabrese, Æ. A., … Maulucci, M. S. R. (2016). Leveraging complex understandings of urban education for transformative science pedagogy. Cultural Studies of Science Education, 6(2), 469–491. https://doi.org/10.1007/s11422-013-9546-z

Downloads

Publicado

2020-04-22

Como Citar

Garcia da Silva, S., & Lima Junior, P. (2020). A Educação Científica das Periferias Urbanas: Uma Revisão sobre o Ensino de Ciências em Contextos de Vulnerabilidade Social (1985–2018). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 20(u), 221–243. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u221243

Edição

Seção

Artigos