Articulações Teóricas entre Ensino de Ciências Naturais e Direitos Humanos: Proposta para uma Perspectiva de Formação Humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u949974

Palavras-chave:

Ciências Naturais, Direitos Humanos, Formação humana, Ensino Fundamental

Resumo

Neste artigo teórico, discutimos sobre as formas de articular a temática Direitos Humanos ao ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma perspectiva voltada para a formação humana. A fundamentação teórica para aprofundar a discussão da temática proposta foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, tendo como fontes: livros, artigos científicos e documentos oficiais. A partir desta pesquisa, propusemos algumas temáticas que se aproximam dos direitos humanos e que são possíveis de se articularem com os conteúdos de Ciências Naturais desenvolvidos nos anos iniciais. Consideramos que estas temáticas precisam estar baseadas em eixos estruturantes que irão fundamentar o trabalho pedagógico do(a) professor(a) para que este(a) tenha como propósito a formação humana dos(as) educandos(as), esses eixos são: Sensibilizar-se no reconhecimento das diferenças sociais, culturais e econômicas; Reconhecer-se como cidadão(ã) de direitos e respeitar o direito do “outro”; Planejar e desenvolver práticas inclusivas; Valorizar a inter-relação entre seres humanos e ambientes naturais. Consideramos que o trabalho pedagógico voltado para esta perspectiva precisa basear-se em uma metodologia dialógica e participativa, tendo como ênfase a formação humana e cidadã.

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Biografia do Autor

Hanslivian C. C. Bonfim, Secretaria Municipal da Educação de Curitiba

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2000), especialização em Psicopedagogia Clínica pelo Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão - IBPEX (2002). Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Paraná (2015). Doutoranda em Educação pela UFPR. Atualmente é Suporte Técnico Pedagógico pela Prefeitura Municipal de Curitiba e atua como professora na formação inicial na Faculdade de Pinhais, sendo coordenadora do Curso de Pedagogia dessa mesma faculdade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Organização do Trabalho Pedagógico em relação à Educação Infantil, ao Ensino Fundamental e ao Ensino Superior.

Orliney Maciel Guimarães, Universidade Federal do Paraná

Professora/Pesquisadora do Departamento de Química da UFPR desde 1992, Área Educação em Química. Doutora em Ciências pela USP, orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR.

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Publicado

2020-09-16

Como Citar

Bonfim, H. . C. C., & Guimarães, O. M. (2020). Articulações Teóricas entre Ensino de Ciências Naturais e Direitos Humanos: Proposta para uma Perspectiva de Formação Humana. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 20(u), 949–974. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u949974

Edição

Seção

Artigos