Compreensões e Significados sobre o Novo ENEM entre Profissionais, Autoridades e Escolas: um estudo para o estado do Paraná
Palavras-chave:
Avaliação, Políticas Educacionais, ENEM, Educação em Química, Exames Nacionais, Ensino Médio.Resumo
Discutimos neste texto as compreensões e os significados sobre o Novo ENEM entre profissionais, autoridades e escolas considerando documentos públicos; uma entrevista com uma representante da Secretaria de Estado de Educação do Paraná e de sete professores de Química de cinco Escolas Estaduais de Curitiba, donde também foram respondidos cento e cinquenta e três questionários por estudantes de terceiro ano do ensino médio. Utilizamos as contribuições de Moraes e Galiazzi (2007) sobre a Análise Textual Discursiva para analisar as entrevistas. Constatamos que o ENEM é compreendido pelas autoridades como um instrumento de estímulo ao debate sobre as orientações curriculares e do ensino médio, mas diante de concepções tradicionais de ensino e avaliação, das condições de trabalho de professores - dentre outros aspectos – o ENEM tem sido pouco significativo para a reflexão nas escolas que desencadeiam ações pontuais que alteram pouco os Programas de Ensino e Avaliação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.