O Ensino de Química e a Qualidade do Ar Interior: Análise de uma Proposta de Abordagem Temática com Enfoque CTS

Autores

  • Silvaney de Oliveira Colégio Estadual Professor Júlio Szymanski
  • Orliney Maciel Guimarães Universidade Federal do Paraná
  • Leonir Lorenzetti Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

CTS, ACT, Ensino Médio, Ensino de Química, Qualidade do Ar Interior

Resumo

As propostas de abordagens que contemplam as interações ciência-tecnologia-sociedade (CTS) têm se mostrado como alternativa para um Ensino de Ciências que promova a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) dos estudantes. Nessa perspectiva, desenvolvemos uma abordagem temática com Enfoque CTS na disciplina de Química junto a uma turma do Ensino Médio de uma escola pública na região metropolitana de Curitiba-PR. A intervenção didático-pedagógica foi construída a partir de uma série de parâmetros de ACT articulados com a temática da Qualidade do Ar Interior (QAI) e com os conteúdos específicos da disciplina. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa e os dados constituídos foram tratados por meio da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2007). A análise dos dados indica que o desenvolvimento da proposta auxiliou os estudantes a perceber os vínculos entre os conhecimentos abordados em sala e o contexto no qual estão inseridos, contribuindo para a compreensão do conteúdo científico explorado. Além disso, observou-se um maior interesse e participação dos alunos durante as aulas, acompanhados de reflexões sobre a natureza da ciência, da tecnologia e das múltiplas relações entre o contexto científico-tecnológico e o meio social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvaney de Oliveira, Colégio Estadual Professor Júlio Szymanski

Licenciado em Química e Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela UFPR em 2015. Professor de Química do Quadro Permanente do Magistério da Rede Pública de Ensino do Paraná.

Orliney Maciel Guimarães, Universidade Federal do Paraná

Professora Titular do Departamento de Química da UFPR desde 1992, Doutora em Ciências pela USP de São Carlos (1997), atua no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFPR desde 2010.

Leonir Lorenzetti, Universidade Federal do Paraná

Professor/Pesquisador  do Departamento de Química da UFPR desde 2013, Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC, orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFPR desde 2014.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

Oliveira, S. de, Guimarães, O. M., & Lorenzetti, L. (2016). O Ensino de Química e a Qualidade do Ar Interior: Análise de uma Proposta de Abordagem Temática com Enfoque CTS. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 16(3), 521–553. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4381

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)