Sequência de Ensino Investigativa sobre a Densidade dos Corpos: Desenvolvimento em uma Turma de Quinto Ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u257284

Palavras-chave:

Ensino por Investigação, Alfabetização Científica, Círculo de Bakhtin

Resumo

Reportamos neste artigo o desenvolvimento (elaboração, aplicação e avaliação) de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), em uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental, sobre o tema científico da densidade dos corpos. Para tal, utilizamos a abordagem didática do Ensino por Investigação, na perspectiva da investigação — na/pela — ação, com o objetivo de possibilitar processos iniciais de Alfabetização Científica (AC) nos estudantes. No plano da investigação, nossos procedimentos metodológicos de coleta e análise de dados foram fundamentados na Filosofia da Linguagem do Círculo de Bakhtin. Assim, elaboramos experimentos manipulativos com roteiros didáticos e aplicamos nossa SEI, com o intuito de reunirmos enunciados dessa situação concreta e, posteriormente, avaliá-los. De modo geral, o desenvolvimento da SEI nos permitiu identificar, nos enunciados dos estudantes, vozes da cultura científica escolar. A partir da proposição de problemas didáticos e da liberdade intelectual dos estudantes, identificamos um processo inicial de AC, em especial, sobre os conceitos científicos de volume, massa e densidade dos corpos. Por fim, sendo esta nossa primeira pesquisa estruturada nos quadros teóricos e metodológicos mencionados, consideramos que futuras ações e investigações poderão ser empreendidas em outros contextos educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Amado, J., & Cardoso, A. P. (2014). A investigação-ação e suas modalidades. In J. Amado (coord.), Manual de Investigação qualitativa em Educação (2ª ed., pp. 187–204). Imprensa da Universidade de Coimbra.

Bakhtin, M. M. (2014). Marxismo e Filosofia da Linguagem (16ª ed.). HUCITEC.

Bakhtin, M. M. (2011). Estética da Criação Verbal (6ª ed.). WMF Martins Fontes.

Borges, A. T. (2002). Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 19(13), 291–313. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6607

Briccia, V. (2013). Sobre a natureza da Ciência e o ensino. In A. M. P. Carvalho (org.), Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula (pp. 111–128). Cengage Learning.

Capecchi, M. C. V. M. (2013). Problematização no Ensino de Ciências. In A. M. P. Carvalho (org.), Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula (pp. 21–40). Cengage Learning.

Carvalho, A. M. P. (2018). Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 18(3), 765–794. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4852

Carvalho, A. M. P. (2013). O ensino de ciências e a proposição de sequencias de ensino investigativas. In A. M. P. Carvalho (org.), Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula (pp. 1-20). Cengage Learning.

De Brito, L. O., & Fireman, E. C. (2016). Ensino de Ciências por Investigação: uma estratégia pedagógica para promoção da alfabetização científica nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Ensaio — Pesquisa em Educação em Ciências, 18(1), 123–146. https://www.scielo.br/pdf/epec/v18n1/1983-2117-epec-18-01-00123.pdf

Faraco, C. A. (2009). Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. Parábola Editorial.

Lima, N. W., Nascimento, M. M., Ostermann, F., & Cavalcanti, C. J. H. (2019). A Teoria do Enunciado Concreto e a Interpretação Metalinguística: bases filosóficas, reflexões metodológicas e aplicações para os estudos das Ciências e para a pesquisa em Educação em Ciências. Investigações em Ensino de Ciências, 24(3), 258–281. https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1470

Ministério da Educação (2017). Base Nacional Comum Curricular — Educação é a Base.http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base

Medviédev, P. N. (2012). O Método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Editora Contexto.

Santana, R. S., Capecchi, M. C. V. M., & Franzolin, F. (2018). O ensino de ciências por Investigação nos anos iniciais: possibilidades na implementação de atividades investigativas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 16(3), 686–710. http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen17/ REEC_17_3_9_ex1245.pdf

Sasseron, L. H. (2013). Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do professor. In A. M. P. Carvalho (org.), Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula (pp. 41-61). Cengage Learning.

Sasseron, L. H. (2015). Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio — Pesquisa em Educação em Ciências, 17(n. especial), 49–67. https://www.scielo.br/pdf/epec/v17nspe/1983-2117-epec-17-0s-00049.pdf

Sasseron, L. H. (2018). Ensino de Ciências por Investigação e o desenvolvimento de práticas: uma mirada para a Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 18(3), 1061–1085. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4833

Sasseron, L. H., & Carvalho, A. M. P. (2011). Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigação em Ensino de Ciências, 16(1), 59–77. https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index. php/ienci/article/view/246

Solino, A. P., & Sasseron, L. H. (2018). Investigando a significação de problemas em sequências de ensino investigativa. Investigações em Ensino de Ciências, 23(2), 104–129. https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/995

Souza, G. T. (2002). Introdução à teoria do enunciado concreto do Círculo Bakhtin/Volochínov/Medviédev (2ª ed.). Humanitas/FFLCH/USP.

Strieder, R. B., & Watanabe, G. (2018). Atividades investigativas na Educação Científica: dimensões e perspectivas em diálogos com o ENCI. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 18(3), 819–849. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4737

Veneu, A., Ferraz, G., & Rezende, F. (2015). Análise de discursos no ensino de ciências: considerações teóricas, implicações epistemológicas e metodológicas. Ensaio — Pesquisa em Educação em Ciências, 17(1), 126–149. https://www.scielo.br/pdf/epec/v17n1/1983-2117-epec-17-01-00126.pdf

Volochínov, V. N. (2013). A construção da Enunciação e outros ensaios. Pedro & João Editores.

Downloads

Publicado

2022-04-29

Como Citar

da Silva, A. G., Nascimento, T. B., & Rebeque, P. V. (2022). Sequência de Ensino Investigativa sobre a Densidade dos Corpos: Desenvolvimento em uma Turma de Quinto Ano do Ensino Fundamental. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e33948, 1–28. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u257284

Edição

Seção

Artigos