Sequência de Ensino Investigativa sobre a Densidade dos Corpos: Desenvolvimento em uma Turma de Quinto Ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u257284Palavras-chave:
Ensino por Investigação, Alfabetização Científica, Círculo de BakhtinResumo
Reportamos neste artigo o desenvolvimento (elaboração, aplicação e avaliação) de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), em uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental, sobre o tema científico da densidade dos corpos. Para tal, utilizamos a abordagem didática do Ensino por Investigação, na perspectiva da investigação — na/pela — ação, com o objetivo de possibilitar processos iniciais de Alfabetização Científica (AC) nos estudantes. No plano da investigação, nossos procedimentos metodológicos de coleta e análise de dados foram fundamentados na Filosofia da Linguagem do Círculo de Bakhtin. Assim, elaboramos experimentos manipulativos com roteiros didáticos e aplicamos nossa SEI, com o intuito de reunirmos enunciados dessa situação concreta e, posteriormente, avaliá-los. De modo geral, o desenvolvimento da SEI nos permitiu identificar, nos enunciados dos estudantes, vozes da cultura científica escolar. A partir da proposição de problemas didáticos e da liberdade intelectual dos estudantes, identificamos um processo inicial de AC, em especial, sobre os conceitos científicos de volume, massa e densidade dos corpos. Por fim, sendo esta nossa primeira pesquisa estruturada nos quadros teóricos e metodológicos mencionados, consideramos que futuras ações e investigações poderão ser empreendidas em outros contextos educacionais.
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