O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física: Investigando os Modos de Regulação em um Polo Regional do Programa

Autores

  • Paulo Vinícius Rebeque Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-2830-9435
  • Fernanda Ostermann Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Sofia Viseu Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018182399

Palavras-chave:

Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Sociologia da Ação Pública, Filosofia da Linguagem do Círculo de Bakhtin.

Resumo

Apresentamos neste artigo nossas investigações acerca do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Para tal, fundamentamos nosso estudo na Sociologia da Ação Pública e na Filosofia da Linguagem do Círculo de Bakhtin, sendo nosso objetivo estudar os modos de regulação do MNPEF, descrevendo e analisando a existência de regulação de controle - estruturas concebidas para coordenar e orientar as ações dos atores sociais - e de regulação autônoma, relativos à forma como esses atores sociais convivem e reinventam as orientações do programa. Especificamente, investigamos o contexto de um polo regional (PR), tendo como corpus de pesquisa uma cadeia de documentos referentes aos contextos amplo e específico do MNPEF e o discurso de dois professores do PR em questão. Nossas investigações apontam o MNPEF como um dispositivo de política pública multirregulado, no qual identificamos a coexistência de modos de regulação de controle e autônoma, assim como evidências de regulação conjunta à escala do contexto local, ou seja, processos de microrregulação local.

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

Rebeque, P. V., Ostermann, F., & Viseu, S. (2018). O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física: Investigando os Modos de Regulação em um Polo Regional do Programa. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 18(2), 399–428. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018182399

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