Uma análise de interações discursivas promovidas pela aplicação de métodos cooperativos em aulas de química

Autores

  • Marieta Pereira de Queiroz Escola Clídio de Lima Nigro
  • Rejane Martins Novais Barbosa UFRPE
  • Edenia Maria Ribeiro do Amaral UFRPE

Resumo

Esta pesquisa objetivou investigar a influência de um método cooperativo combinado (Jigsaw I e TGT) na construção de interações entre alunos, durante a aprendizagem de conceitos da química orgânica. Participaram 10 alunos do 3° ano do ensino médio de uma escola pública de Pernambuco. Os resultados revelaram que, predominantemente, o discurso dos alunos foi do tipo interativo/dialógico. Foram identificados dois motivos principais que levaram os alunos a participarem do grupo - afiliação e poder positivo. Também foi verificado que, de uma forma geral, os alunos apresentaram um elevado nível de participação na discussão. Quanto às contribuições para a construção coletiva, os alunos, em geral, elaboravam e reestruturavam questões, sistematizavam o conteúdo e forneciam explicações. Finalmente, apontamos para o fato de que o estabelecimento de relações cooperativas entre alunos mostra-se extremamente relevante, não só como um mecanismo de aprendizagem, mas como estratégias que promovem cooperação e socialização em sala de aula.

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Publicado

2011-02-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Uma análise de interações discursivas promovidas pela aplicação de métodos cooperativos em aulas de química. (2011). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 9(3). https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3994