Proposta de um Perfil Conceitual para Substância

  • João Roberto Ratis Tenório da Silva Unidade Acadêmica de Serra Talhada - UAST - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
  • Edenia Maria Ribeiro do Amaral Departamento de Química - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Palavras-chave: Conceito, Perfil conceitual, Substância, Epistemologia.

Resumo

Neste artigo, tivemos como objetivo propor um perfil conceitual para o conceito de substância. O perfil foi proposto a partir de um levantamento de dados em diversas fontes como: textos de História da Química, artigos na literatura em Ensino de Ciências, questionários e entrevistas semiestruturadas, aplicados a estudantes do ensino médio e superior. Essas fontes possibilitaram a constituição de um conjunto de dados representativos de três domínios genéticos: ontogenético, sociocultural e microgenético. Dados obtidos na pesquisa bibliográfica articulados àqueles da pesquisa empírica foram agrupados em categorias, que posteriormente constituíram zonas para o perfil conceitual de substância. Cada zona do perfil foi caracterizada por compromissos epistemológicos e ontológicos distintos e as seguintes zonas foram propostas: generalista, essencialista, substancialista, racionalista e relacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Roberto Ratis Tenório da Silva, Unidade Acadêmica de Serra Talhada - UAST - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Licenciado em Química e Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e doutorando em Psicologia Cognitica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é professor assistente da Unidade Acadêmica de Serra Talhada - UAST - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Pesquisador na área de Ensino de Química, atuando na linha de formação de conceitos científicos.
Edenia Maria Ribeiro do Amaral, Departamento de Química - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Tecnologias Energéticas Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco, doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com estágio doutoral na University of Leeds - UK. Pós-doutorado no Centre for Studies in Science and Mathematics Education na University of Leeds. Professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e no Curso de Licenciatura em Química. Vem desenvolvendo pesquisas na área de Ensino de Ciências, com ênfase no Ensino-Aprendizagem de Química, atuando principalmente com relação aos seguintes temas de interesse: perfil conceitual, linguagem e cognição em sala de aula, contextualização e relação entre conhecimento científico e aspectos socioculturais que emergem no ensino-aprendizagem de ciências.
Publicado
2014-03-21
Como Citar
Silva, J. R. R. T. da, & Amaral, E. M. R. do. (2014). Proposta de um Perfil Conceitual para Substância. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 13(3), 53-72. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4271