Maré, mangue ou manguezal: uma análise de concepções de estudantes no Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Manguezal, Ensino Fundamental, Concepções, Formação de conceitosResumo
Maré, mangue, manguezal. Diferentes formas de concepção, significações próprias. Essa pesquisa é parte de uma dissertação de mestrado e teve como objetivo investigar as principais ideias de estudantes do Ensino Fundamental I sobre manguezal, buscando caracterizar o processo de significação das mesmas a partir da teoria de Vigotski. Para isso, elaboramos uma sequência didática e a construção dos dados foi possível a partir da articulação de ideias dos estudantes relacionadas com os contextos cultural e científico. Para o registro e a análise das atividades usamos a videografia e elementos da etnografia interacional. A partir dos registros foi feita a seleção de episódios específicos e a organização dos mesmos por turnos de fala. Nos resultados, verificamos que houve progressivamente, a partir da mediação docente, um enriquecimento no vocabulário dos estudantes no que diz respeito ao uso da linguagem científica, a partir da qual podemos caracterizar pensamentos por complexos sobre o manguezal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.