Formação da área de ensino de ciências: memórias de pesquisadores no Brasil

Autores

  • Roberto Nardi Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência Faculdade de Ciênc ias – Universidade Estadual Paulista – UNESP Câmpus de Bauru – São Paulo – Brasil
  • Maria José Pereira Monteiro de Almeida Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino - gepCE Faculdade de Educação – Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP Campinas – São Paulo – Brasil

Resumo

Apresentamos aqui alguns aspectos do desenvolvimento do projeto intitulado: Formação da área de Ensino de Ciências: memórias de pesquisadores no Brasil. Com este projeto pretendemos contribuir para o resgate de alguns fatores que foram determinantes para a constituição da Área de Ensino de Ciências no Brasil, através do trabalho com  a memória de pesquisadores, manifesta em discursos obtidos no decurso de entrevistas individuais feitas a esses pesquisadores. Pretendemos responder à questões como: A que se deve o início da pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil? A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa e privilegia a análise dos discursos dos entrevistados. No tratamento dos dados estão sendo utilizados procedimentos da análise do discurso em sua linha francesa, conforme divulgados por Pêcheux (1990) e Orlandi (1999). Descremos aqui procedimentos, principalmente o modo de determinação de critérios para realização de entrevistas, os aportes e primeiras conclusões.

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Publicado

2011-11-25

Como Citar

Nardi, R., & Almeida, M. J. P. M. de. (2011). Formação da área de ensino de ciências: memórias de pesquisadores no Brasil. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 4(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4098

Edição

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