Demandas de Professores de Física em Exercício no Ensino Médio: Subsídios para um Processo de Reestruturação de um Curso de Licenciatura

Autores

  • Sérgio Camargo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR
  • Roberto Nardi Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Bauru
  • Elisabete Aparecida Andrello Rubo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Bauru

Palavras-chave:

Ensino de Física, Formação Inicial de Professores de Física, Reestruturação Curricular, Análise de Discurso, Demandas de Professores de Física

Resumo

Neste artigo analisamos demandas de professores de Física em exercício na rede pública de ensino, ouvidos com a finalidade de subsidiar as discussões sobre a reestruturação de um curso de licenciatura em Física de uma universidade pública. Os discursos foram analisados procurando-se interpretar como suas demandas poderiam ser consideradas no novo projeto pedagógico deste curso. Para a leitura e interpretação dos efeitos de sentido presentes nos discursos desses professores, apoiamo-nos em noções da análise de discurso na linha francesa. Percebeu-se que os discursos dos professores em exercício aproximaram-se daqueles defendidos pelos licenciandos do último ano do curso de licenciatura e de resultados de pesquisa constantes na literatura da área formação de professores. Verificou-se que, após a reestruturação curricular, parte das demandas dos professores foi considerada no desenho do novo projeto pedagógico implantado nesta instituição a partir de 2006.

Biografia do Autor

  • Sérgio Camargo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR
    Setor de Educação - Departamento de Teoria e Prática de Ensino Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Roberto Nardi, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Bauru
    Faculdade de Ciências - Departamento de Educação Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP-Bauru)
  • Elisabete Aparecida Andrello Rubo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Bauru
    Faculdade de Ciências - Departamento de Física Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP-Bauru)

Downloads

Publicado

2015-03-09

Como Citar

Demandas de Professores de Física em Exercício no Ensino Médio: Subsídios para um Processo de Reestruturação de um Curso de Licenciatura. (2015). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 14(3), 013-040. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4291

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)