Justificativas para o ensino de Astronomia: o que dizem os pesquisadores brasileiros?

Autores

  • Rodolfo Langhi Docente do Depto. de Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Bauru, SP.
  • Roberto Nardi Professor Adjunto, Livre Docente, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Bauru, SP

Palavras-chave:

Educação em Astronomia, teoria das representações sociais, discurso do sujeito coletivo, análise do discurso, justificativas para o ensino da Astronomia

Resumo

Apresentamos uma análise qualitativa de uma amostra de artigos publicados em revistas científicas brasileiras da área de Ensino, os quais expressam discursos dos pesquisadores em relação à Educação em Astronomia. Dentro do universo analítico, procuramos excertos discursivos específicos sobre as justificativas para o ensino deste tema, os quais formaram a base para a produção de um Discurso do Sujeito Coletivo, cuja identidade é representada socialmente pelo conjunto dos pesquisadores autores. Estabelecendo articulações com a Análise do Discurso, os procedimentos do Discurso do Sujeito Coletivo mostraram-se como um importante instrumento metodológico para se responder à questão central deste estudo: o que o pesquisador brasileiro afirma como justificativas para o ensino da Astronomia? Em outras palavras, buscamos responder: por que ensinar Astronomia? Os resultados apontam para a retomada de reflexões sobre a importância da abordagem de temas como a Astronomia na educação formal, catalisando articulações inovadoras do trabalho docente.

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Publicado

2015-03-09

Como Citar

Langhi, R., & Nardi, R. (2015). Justificativas para o ensino de Astronomia: o que dizem os pesquisadores brasileiros?. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 14(3), 041–059. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4292

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