Formação de professores de física: os estágios supervisionados como fonte de pesquisa sobre a prática de ensino
Resumo
Relatam-se aqui resultados de pesquisa que objetivou analisar o impacto de uma disciplina de Prática de Ensino de Física na atuação de uma amostra de licenciandos, quando submetidos à situação de estágio de regênc ia. O estágio foi desenvolvido em uma escola pública e uma das atividades programadas foi o planejamento e desenvolvimento de um curso denominado “O outro lado da Física”, ministrado a alunos de ensino médio pelos licenciandos, sob supervisão do docente da disciplina. A gravação dos episódios de ensino, as sessões de reflexão sobre a ação dos licenciandos e, principalmente, a interpretação de seus discursos, expressos em seus relatórios individuais de estágio, permitiram verificar a apropriação de alguns pontos que identificam os referenciais teóricos utilizados pelo professor de Prática de Ensino quando da preparação para o estágio supervisionado. Exemplificamos neste artigo fragmentos de um dos relatórios analisados, mostrando que a ideologia implícita nas atitudes pedagógicas dos licenciandos, em geral, reforça o paradigma da racionalidade técnica, cujo discurso aproxima-se do que a literatura classifica como discurso pedagógico autoritário. Observam-se também nos relatórios indícios de discurso polêmico. Em vários excertos analisados, é possível constatar que persiste na prática pedagógica dos licenciandos explicitamente uma dissociação entre a teoria e a prática.
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