Análise das Concepções de Saúde na Produção Acadêmica Brasileira sobre Educação a Distância na Área da Saúde
Palavras-chave:
Educação a Distância em Saúde, Ensino a Distância em Saúde, Formação a Distância em Saúde, Concepções de SaúdeResumo
A formação dos profissionais de saúde passa por um processo de reformulação, associado à ampliação do conceito de saúde, que se intensifica devido ao acelerado avanço científico, tecnológico e informacional da sociedade contemporânea. Neste contexto, no intuito de identificar e analisar as concepções de saúde presentes nas publicações científicas nacionais sobre desenvolvimento e implementação de cursos a distância em saúde nas bases SciELO e CAPES, dezessete artigos foram selecionados e submetidos à análise de conteúdo, com base em um quadro teórico que revisa três concepções de saúde apontadas na literatura: biológica, comportamental e socioambiental. Os resultados identificam a prevalência das concepções socioambientais (n=13, 76.5%) sobre as concepções comportamentais (n=2, 11.8%) e concepções biomédicas de saúde (n=2, 11.8%) nas pesquisas analisadas, e apontam a tendência à utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem em trabalhos relacionados à concepção socioambiental de saúde. Estes resultados indicam que, por meio de suas potencialidades de comunicação, representação do conhecimento e flexibilidade para incorporar abordagens ativas de ensino-aprendizagem, a EAD constitui uma modalidade de ensino estratégica na formação e educação permanente dos profissionais de saúde e na disseminação da compreensão holística do processo saúde-doença.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.