Princípios de Design Sobre o uso do Facebook Como Mediação Para Discutir Temas de Física na Escola
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u12431264Palavras-chave:
Ensino de Física, Princípios de Design, FacebookResumo
Este artigo é uma Pesquisa em Design Educacional (PDE), cujo compromisso é desenvolver contribuições teóricas e soluções práticas, simultaneamente, em contextos reais, em conjunto com as partes interessadas. Por isso, buscou-se estudar alternativas, com o uso das TDIC, para problemas sobre o ensino de física, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo deste trabalho envolveu a análise de uma intervenção e construção de princípios de Design sobre a aprendizagem do tema da relatividade do tempo, na Física de Einstein, com o uso do Facebook como suporte para mediar as discussões. Para tal, usamos as quatro fases do processo de desenvolvimento de intervenções com o uso das TDIC apontadas por Reeves (2000) dentro do escopo do referencial da PDE. Os resultados mostram que houve desenvolvimento da equipe, ao observarmos as decisões que foram necessárias ao longo do processo. Observou-se que, para atingir uma meta sob um conjunto de restrições, houve a necessidade de desenvolver um entendimento sobre as próprias metas e restrições para as quais está se projetando, além de observar melhor os recursos disponíveis para a construção de um design. Identificamos um desenvolvimento em duas categorias: Habilidade para contornar as dificuldades, em vez de desistir; e capacidade de reavaliar a influência do contexto do design. Por fim, construiu-se seis princípios que podem orientar novas atividades em contextos similares.
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