Narrativa de Design sobre a Integração de Questões Sociocientíficas no Ensino de Genética: Desenvolvimento e Implementação do Modelo e-CRIA
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018182609Palavras-chave:
Questões Sociocientíficas, Ensino de Genética, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Pesquisa Baseada em Design.Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar o desenvolvimento, implementação e avaliação de uma intervenção que integrou Questões Sociocientíficas (QSC) relacionadas ao Ensino de Genética mediado pelo uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no contexto da formação inicial de professores de Ciências e Biologia. As QSC são problemas reais que propiciam o entendimento dos estudantes sobre o mundo em que estão inseridos e permitem o desenvolvimento da argumentação e tomadas de decisões sobre temas relativos à Ciência e à Tecnologia. A abordagem metodológica adotada, Pesquisa Baseada em Design, é baseada na natureza aplicada da pesquisa em educação. Para integrar as TDIC no ensino, levou-se em consideração as particularidades do contexto e dos sujeitos. A pesquisa se desenvolveu a partir da parceria entre professores e pesquisadores e seguiu quatro fases: análise do problema educativo; desenvolvimento do artefato pedagógico; aplicação e avaliação do artefato; produção de princípios de design. O estudo foi realizado com dois professores de genética de uma Universidade Federal e nove alunos do Curso de Ciências Biológicas. Durante os encontros com os professores foi identificada a preocupação com o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. O artefato criado (um blog, norteado pelo modelo de Ensino desenvolvido) foi adotado em uma disciplina optativa. Os alunos se interessaram principalmente pelo protagonismo, utilização das TDIC e possibilidade de discutir outros temas. Embora os achados da pesquisa sejam relacionados ao contexto particular dessa disciplina, a análise desse processo oferece subsídios para a investigação em outros contextos.
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