As Atividades Extracurriculares em Uma Licenciatura em Ciências Biológicas: Formação e Identificação Profissional
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u297320Palavras-chave:
estágio extracurricular, formação inicial de professores de biologia, identificação profissional docente, currículo do ensino superiorResumo
O presente estudo investigou a experiência vivenciada pelos egressos nas atividades extracurriculares realizadas durante um curso de Licenciatura em Biologia analisando o processo de identificação com as quatro grandes áreas de atuação do biólogo: Meio Ambiente; Biotecnologia; Saúde; e Educação. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa mista, com questionários aplicados a 97 egressos e entrevistas com 11 desses licenciados. Os resultados centrais indicaram que a maioria dos egressos não estagiou na área de Educação, buscando atividades extracurriculares na área de Meio Ambiente. Os que migraram para a Educação o fizeram em virtude de uma admiração pela atuação docente de alguns professores das disciplinas pedagógicas e pela disponibilidade de bolsas, dados que reforçam a importância dos programas de iniciação à docência e da presença de formadores da área de Educação em Ciências nas Licenciaturas em Biologia.
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