Pensamento Crítico em Desenvolvimento: Uma Análise de Interações em um Debate Sociocientífico
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u463497Palavras-chave:
pensamento crítico, aprendizagem de ciências, interações discursivasResumo
O pensamento crítico (PC) é um objetivo almejado pela área de Educação em Ciências no século XXI. Todavia, o PC aparece muitas vezes como um criticismo cosmético ou sem um aprofundamento das questões analisadas. Neste artigo mobilizamos referenciais capazes de dar visibilidade a componentes do PC em desenvolvimento nas interações em aulas de ciências. Baseados na Etnografia em Educação, acompanhamos as aulas de ciências de uma turma no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e selecionamos interações discursivas para análise do PC durante um debate sobre uma questão controversa. Contextos instrucionais vivenciados na turma se tornaram recursos para que os estudantes pudessem se posicionar, compreendendo a relevância de se usar e avaliar evidências científicas e de outros domínios, além do papel colaborativo na construção de posicionamentos democráticos. Esses resultados se alinham a caminhos que têm sido pensados pela área de Educação em Ciências para uma era de pós-verdade.
Downloads
Referências
Agar, M. H. (1994). Language shock: Understanding the culture of conversation. William Morrow.
Allchin, D., Bergstrom, C. T., & Osborne, J. (2024). Transforming Science Education in an Age of Misinformation. Journal of College Science Teaching, 53(1), 40–43. https://doi.org/10.1080/0047231X.2023.2292409 DOI: https://doi.org/10.1080/0047231X.2023.2292409
Bacon, C. K. (2018). Appropriated literacies: The paradox of critical literacies, policies, and methodologies in a post-truth era. Education Policy Analysis Archives, 26, 147. https://doi.org/10.14507/epaa.26.3377 DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.26.3377
Bloome, D., Carter, S. P., Christian, B. M., Otto, S., & Shuart-Faris, N. (2005). Discourse analysis and the study of classroom language and literacy events: A microethnographic perspective. Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9781410611215
Brocos, P., & Jiménez-Aleixandre, M. P. (2022). Social Responsibility and Critical Disposition for Considering and Acting upon Conflicting Evidence in Argumentation About Sustainable Diets. In B. Puig, & M. P. Jiménez-Aleixandre (eds.), Critical Thinking in Biology and Environmental Education. Contributions from Biology Education Research (pp. 211–227). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-92006-7_12 DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-92006-7_12
Castanheira, M. L., Crawford, T., Dixon, C., & Green, J. (2001). Interactional Ethnography: an Approach to Studying the Social Construction of Literate Practices. Linguistics an Education, 11(4), 353–400. https://doi.org/10.1016/S0898-5898(00)00032-2 DOI: https://doi.org/10.1016/S0898-5898(00)00032-2
Cavalli, S. B. (2001). Segurança alimentar: a abordagem dos alimentos transgênicos. Revista de Nutrição, 14(suppl.), 41–46. https://doi.org/10.1590/S1415-52732001000400007 DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-52732001000400007
Costa, S. L. R., Bortoloci, N. B., Broietti, F. C. D., Vieira, R. M., & Tenreiro-Vieira, C. (2021). Pensamento Crítico No Ensino De Ciências E Educação Matemática: Uma Revisão Bibliográfica Sistemática. Investigações em Ensino de Ciências, 26(1), 145–168. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p145 DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p145
Cruz, L. L., Güllich, R. I. C. (2024). Um estudo comparativo sobre o pensamento crítico: conceitos, referências e estratégias de ensino e formação de professores de ciências em países latino-americanos. Investigações em Ensino de Ciências, 29(2), 588–620. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p588 DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p588
Danvers, E. C. (2016). Criticality’s affective entanglements: Rethinking emotion and critical thinking in higher education. Gender and Education, 28(2), 282–297. https://doi.org/10.1080/09540253.2015.1115469 DOI: https://doi.org/10.1080/09540253.2015.1115469
Feinstein, N. W., & Waddington, D. I. (2020). Individual truth judgments or purposeful, collective sensemaking? Rethinking science education’s response to the post-truth era. Educational Psychologist, 55(3), 155–166. https://doi.org/10.1080/00461520.2020.1780130 DOI: https://doi.org/10.1080/00461520.2020.1780130
Green, J. L., Dixon, C. N., & Zaharlick, A. (2005). A etnografia como uma lógica de investigação. Educação em Revista, (42), 13–79. https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45228
Jiménez-Aleixandre, M. P., & Puig, B. (2022). Educating Critical Citizens to Face Post-truth: The Time Is Now. In B. Puig, M. P. Jiménez-Aleixandre (eds.), Critical Thinking in Biology and Environmental Education: Contributions from Biology Education Research (pp. 3–19). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-92006-7_1 DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-92006-7_1
Junges, A. L., & Espinosa, T. (2020). Ensino de ciências e os desafios do século XXI: entre a crítica e a confiança na ciência. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 37(3), 1577–1597. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1577 DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1577
Kuhn, D. (2019). Critical Thinking as Discourse. Human Development, 62(3), 146–164. https://doi.org/10.1159/000500171 DOI: https://doi.org/10.1159/000500171
Lapsley, D., Chaloner, D. (2020). Post-truth and science identity: A virtue-based approach to science education. Educational Psychologist, 55(3), 132–143. https://doi.org/10.1080/00461520.2020.1778480 DOI: https://doi.org/10.1080/00461520.2020.1778480
McIntyre, L. (2018). Post-truth. MIT Press. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/11483.001.0001
Nunes-Neto, N., & Conrado, D. M. (2021). Ensinando Ética. Educação em Revista, 37, e24578, 1–28. https://doi.org/10.1590/0102-469824578 DOI: https://doi.org/10.1590/0102-469824578
Osborne, J., Pimentel, D., Alberts, B., Allchin, D., Barzilai, S., Bergstrom, C., Coffey, J., Donovan, B., Kivinen, K., A., K., & Wineburg, S. (2022). Science education in an age of misinformation. Stanford University.
Pedaste, M., Mäeots, M., Siiman, L. A., de Jong, T., van Riesen, S. A. N., Kamp, E. T., Manoli, C. C., Zacharia, Z. C., & Tsourlidaki, E. (2015). Phases of inquiry-based learning: Definitions and the inquiry cycle. Educational Research Review, 14, 47–61. https://doi.org/10.1016/j.edurev.2015.02.003 DOI: https://doi.org/10.1016/j.edurev.2015.02.003
Puig Mauriz, B., Blanco Anaya, P., & Bargiela, I. M. (2023). Integrar el Pensamiento Crítico en la Educación Científica en la Era de la Post-verdad. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 20(3), 3301. https://doi.org/10.25267/rev_eureka_ensen_divulg_cienc.2023.v20.i3.3301 DOI: https://doi.org/10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2023.v20.i3.3301
Reyes, S. M. S., & Rozowski, N. J. (2003). Alimentos Transgénicos. Revista chilena de nutrición, 30(1), 21–26. https://doi.org/10.4067/S0717-75182003000100003 DOI: https://doi.org/10.4067/S0717-75182003000100003
Silva, E. P. C., Franco, L. G. & Mendonça, P. C. C. (2024). Ensino de Ciências por Investigação e Questões Sociocientíficas em Sala de Aula: Conexões a Partir da Análise de Práticas Epistêmicas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, e47892, 1–29. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u95123 DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u95122
Silva, E. P. C., Oliveira, S. G., & Franco, L. G. (2023): Evaluation of knowledge in science lessons: an analysis of epistemic practices in an 8th grade classroom. International Journal of Science Education, 46(5), 462–484. https://doi.org/10.1080/09500693.2023.2244121 DOI: https://doi.org/10.1080/09500693.2023.2244121
Silva, M. B. e, & Sasseron, L. H. (2021). Alfabetização Científica E Domínios Do Conhecimento Científico: Proposições Para Uma Perspectiva Formativa Comprometida Com A Transformação Social. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 23, e34674, 1–20. https://doi.org/10.1590/1983-21172021230129 DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172021230129
Silva, M. G. L., Marbà-Tallada, A., Bargalló, C. M. (2024). Da leitura da realidade à ação problematizadora: uma análise do nível de consciência no desenvolvimento do pensamento crítico. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 24, e51094, 1–35. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u795829 DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u795829
Sinatra, G. M., & Lombardi, D. (2020). Evaluating sources of scientific evidence and claims in the post-truth era may require reappraising plausibility judgments. Educational Psychologist, 55(3), 1–12. https://doi.org/10.1080/00461520.2020.1730181 DOI: https://doi.org/10.1080/00461520.2020.1730181
Skuskauskaite, A. (2019). Constructing transparency in designing and conducting multilayered research in science and engineering education – potentials and challenges of ethnographically informed discourse-based methodologies. In G. J. Kelly, J. Green (Eds.), Theory and methods for sociocultural research in science and engineering education (pp. 234–255). Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9781351139922-10
Spradley, J. P. (1980). Participant Observation. Holt, Rinehart and Winston.
Wardle, C., & Derakhshan, H. (2018). Thinking about ‘information disorder’: formats of misinformation, disinformation, and mal information. In C. Ireton, J. Posetti (Ed.), Journalism, ‘fake news’ & disinformation: handbook for journalism education and training (pp. 44–55). UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000265552
Yunta, E. R. (2013). Temas éticos na investigação internacional com alimentos transgênicos. Acta bioethica, 19(2), 209–218. https://doi.org/10.4067/S1726-569X2013000200005 DOI: https://doi.org/10.4067/S1726-569X2013000200005
Zeidler, D. L., Sadler, T. D., Applebaum, S., & Callahan, B. E. (2009). Advancing reflective judgment through Socioscientific Issues. Journal of Research in Science Teaching, 46(1), 74–101. https://doi.org/10.1002/tea.20281 DOI: https://doi.org/10.1002/tea.20281
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Edyth Priscilla Campos Silva, Luiz Gustavo Franco, Paloma Blanco Anaya

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.
