Aprendendo a Usar Evidências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao Longo do Tempo: um Estudo da Construção Discursiva de Formas de Responder Questões em Aulas de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017172662

Palavras-chave:

Uso de Evidências, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Etnografia em Educação, Argumentação, Ensino e aprendizagem de Ciências.

Resumo

O uso evidências em aulas de ciências vem se consolidando como uma prática
importante a ser desenvolvida desde o início do processo de escolarização. No presente
estudo, investigamos como uma turma do 3° ano do Ensino Fundamental construiu
discursivamente a prática de uso de evidências. Baseamo-nos na perspectiva da etnografia em educação, utilizando ferramentas teórico-metodológicas da Microetnografia e Etnografia Interacional. Caracterizamos “modos de fazer” relacionados ao uso de evidências com base no uso de recursos discursivos: palavras/expressões que foram enfatizadas pelos participantes ao longo de interações face a face, através de pistas contextuais da fala, como alterações na entonação/volume e momentos de pausa. Indicamos como esses modos de fazer se transformaram ao longo do tempo e como os participantes negociaram um modelo compartilhado na construção de respostas usando evidências. Discutimos também implicações metodológicas para a pesquisa em argumentação na área Educação em Ciências e para prática pedagógica.

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Publicado

2017-08-31

Como Citar

Franco, L. G., & Munford, D. (2017). Aprendendo a Usar Evidências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao Longo do Tempo: um Estudo da Construção Discursiva de Formas de Responder Questões em Aulas de Ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 17(2), 662–688. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017172662

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