O Ensino de Ciências por Investigação em Construção: Possibilidades de Articulações entre os Domínios Conceitual, Epistêmico e Social do Conhecimento Científico em Sala de Aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u687719

Palavras-chave:

domínios do conhecimento científico, ensino de ciências por investigação, etnografia em educação, Ensino Fundamental

Resumo

Neste artigo, analisamos como estudantes construíram discursivamente articulações entre os domínios conceitual, epistêmico e social do conhecimento científico. A turma investigada estava no 1° ano do Ensino Fundamental e estudava a biologia de um inseto. Para construção e análise de dados, utilizamos aspectos da Etnografia em Educação. Foi realizada observação participante, registros em áudio e vídeo, além de coleta de artefatos produzidos pelos estudantes. Os resultados indicam que o uso de recursos instrucionais, organizados em torno do trabalho com perguntas, geraram diferentes caminhos para as articulações entre os três domínios, evidenciadas no discurso oral dos participantes. A ênfase no par [epistêmico+social] conferiu um caráter mais investigativo ao contexto instrucional, possibilitando a melhor compreensão do processo de construção do ensino de ciências por investigação. Discutimos implicações para a prática pedagógica e para pesquisa em Educação em Ciências.

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Biografia do Autor

Danusa Munford, Universidade Federal do ABC

Possui graduação em Ciências Biológicas pela USP, mestrado em Biologia Genética pela mesma universidade, doutorado em Curriculum and Instruction pela Pennsylvania State University e pós doutorado na Ohio State University. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do ABC e membro do programa de Pós-graduação em Educação da UFMG.

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Publicado

2020-08-05

Como Citar

Franco, L. G., & Munford, D. . (2020). O Ensino de Ciências por Investigação em Construção: Possibilidades de Articulações entre os Domínios Conceitual, Epistêmico e Social do Conhecimento Científico em Sala de Aula. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 20(u), 687–719. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u687719

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