O Ensino de Ciências por Investigação em Construção: Possibilidades de Articulações entre os Domínios Conceitual, Epistêmico e Social do Conhecimento Científico em Sala de Aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u687719

Palavras-chave:

domínios do conhecimento científico, ensino de ciências por investigação, etnografia em educação, Ensino Fundamental

Resumo

Neste artigo, analisamos como estudantes construíram discursivamente articulações entre os domínios conceitual, epistêmico e social do conhecimento científico. A turma investigada estava no 1° ano do Ensino Fundamental e estudava a biologia de um inseto. Para construção e análise de dados, utilizamos aspectos da Etnografia em Educação. Foi realizada observação participante, registros em áudio e vídeo, além de coleta de artefatos produzidos pelos estudantes. Os resultados indicam que o uso de recursos instrucionais, organizados em torno do trabalho com perguntas, geraram diferentes caminhos para as articulações entre os três domínios, evidenciadas no discurso oral dos participantes. A ênfase no par [epistêmico+social] conferiu um caráter mais investigativo ao contexto instrucional, possibilitando a melhor compreensão do processo de construção do ensino de ciências por investigação. Discutimos implicações para a prática pedagógica e para pesquisa em Educação em Ciências.

Biografia do Autor

  • Danusa Munford, Universidade Federal do ABC

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela USP, mestrado em Biologia Genética pela mesma universidade, doutorado em Curriculum and Instruction pela Pennsylvania State University e pós doutorado na Ohio State University. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do ABC e membro do programa de Pós-graduação em Educação da UFMG.

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Publicado

2020-08-05

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Seção

Artigos

Como Citar

O Ensino de Ciências por Investigação em Construção: Possibilidades de Articulações entre os Domínios Conceitual, Epistêmico e Social do Conhecimento Científico em Sala de Aula. (2020). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 20(u), 687-719. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u687719

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