Escrita e Desenho: Análise de registros elaborados por alunos do Ensino Fundamental em aulas de Ciências
Abstract
Com o olhar voltado para os registros escritos e desenhados produzidos pelos alunos do Ensino Fundamental, buscamos perceber a construção do conhecimento sobre temas das ciências e as relações dos mesmos com situações de nosso dia-a-dia por meio das tecnologias produzidas e dos impactos que podem ser causados ao meio-ambiente. Realizamos uma análise qualitativa das produções de estudantes organizadas após discussões em sala de aula sobre o tema “relações entre presas e predadores”. Consideramos os argumentos ali presentes que pudessem nos dar indicações de se o processo de Alfabetização Científica está transcorrendo entre estes alunos, nestas situações de uma sala de aula de 4o. ano do EF. Em investigações anteriores (Sasseron, 2008 e Sasseron e Carvalho, 2008), encontramos evidências deste processo nas argumentações orais ocorridas nas aulas desta turma. Neste presente artigo, pretendemos analisar os registros tanto dos alunos que participavam das discussões orais quanto daqueles que não se manifestavam oralmente nestas situações. Com esta consulta conjunta ao texto escrito e ao desenho encontramos apoio para uma visão mais completa das idéias que os alunos estão construindo, bem como pudemos desvelar nuances deste processo.Downloads
Published
2011-02-05
Issue
Section
Artigos
License
The authors are responsible for the veracity of the information provided and for the content of the papers.
The authors who publish in this journal fully agree with the following terms:
- The authors attest that the work is unpublished, that is, it has not been published in another journal, event notices or equivalent.
- The authors attest that they did not submit the paper to another journal simultaneously.
- The authors retain the copyright and grant to RPBEC the right of first publication, with the work licensed simultaneously under a Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- The authors attest that they own the copyright or the written permission from copyright owners of figures, tables, large texts, etc. that are included in the paper.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (for example, to publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication in order to increase the impact and citation of published work.
In case of identification of plagiarism, inappropriate republishing and simultaneous submissions, the authors authorize the Editorial Board to make public what happened, informing the editors of the journals involved, any plagiarized authors and their institutions of origin.
How to Cite
Escrita e Desenho: Análise de registros elaborados por alunos do Ensino Fundamental em aulas de Ciências. (2011). Brazilian Journal of Research in Science Education, 10(2). https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3977