Editorial – Apresentando o Número Temático sobre Ensino por Investigação
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183761Resumo
Ao longo dos anos, a área de Educação em Ciências tem passado por transformações, sendo influenciada pelos contextos político, econômico, social e cultural. São muito claras as influências políticas e econômicas para a expansão de Ciências como disciplina escolar para toda a educação básica no início da segunda metade do século XX, quando o país passava por expansão na sua ocupação territorial, com a construção de Brasília, e o mundo todo via o crescimento das indústrias no período pós Segunda Grande Guerra (Krasilchick, 2000).
Mais recentemente, junto aos avanços trazidos pelas pesquisas em Psicologia Cognitiva e pelas pesquisas em História, Filosofia e Sociologia das Ciências, a pesquisa em Educação em Ciências recebe cada vez mais respaldo para propor modos de envolver os estudantes e os professores com temas e conteúdos das ciências (Duschl, & Grandy, 2008, Jiménez-Aleixandre, & Crujeiras, 2017).
Neste cenário, o Ensino de Ciências por Investigação tem se destacado como uma linha de estudo na pesquisa em Educação em Ciências e como uma abordagem didática nas salas de aula. Dentre suas bases, fundem-se o papel ativo dos estudantes, o ensino para a apresentação aos estudantes de elementos da cultura científica, a construção de relações entre práticas escolares e práticas cotidianas e a aprendizagem para a mudança social...
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.