As crônicas reflexivas como narrativas reveladoras das idéias de Educação em Ciências de professores-pesquisadores

Authors

  • Denise de Freitas Departamento de Metodologia de Ensino (DME) – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Alice Helena C. Pierson Departamento de Metodologia de Ensino (DME) – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Vânia Gomes Zuin Departamento de Metodologia de Ensino (DME) – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Abstract

O que pode nos revelar as crônicas de pós-graduandos da área de ensino de ciências e matemática sobre as aprendizagens e a transposição de conhecimentos adquiridos em disciplinas introdutórias de um curso de pós-graduação em educação, considerando as situações do cotidiano? O objetivo do artigo é refletir sobre as maneiras como pesquisadores iniciantes, ao narrar livremente seus pensamentos acerca de suas experiências, expressam suas concepções sobre a educação em ciências e o próprio processo de aprendizagem desse domínio, bem como a relação entre eles. As crônicas reflexivas mostraram-se um instrumento narrativo de grande valor, nos permitindo avaliar, com o uso de linguagens diversificadas – literária, metafórica, poética etc. –, os diálogos que os alunos vão efetuando entre os conhecimentos acadêmicos, seu próprio processo de aprendizagem e as situações do cotidiano. À medida que um território de identificação e pertencimento se firma na disciplina ministrada, vão ocorrendo apropriações de vocabulário, linguagem e conceitos próprios da área e as reflexões vão revelando desafios para a educação em ciências nas perspectivas dos pós-graduandos.

Published

2011-02-13

How to Cite

As crônicas reflexivas como narrativas reveladoras das idéias de Educação em Ciências de professores-pesquisadores. (2011). Brazilian Journal of Research in Science Education, 8(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4029