Natureza da Ciência e Filosofia da Ciência no Ensino: um Diálogo a partir dos Livros Didáticos de Filosofia
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u491520Keywords:
Natureza da Ciência, Filosofia da Ciência, Ensino de Filosofia, Livro DidáticoAbstract
A compreensão da natureza da ciência (NdC) é amplamente aceita como componente fundamental da alfabetização científica e dos objetivos centrais do ensino de ciências. Ao mesmo tempo, o ensino de Filosofia (incluindo a Filosofia da ciência) está presente na educação básica em diferentes países, entre eles o Brasil. Contudo, pouco tem se discutido sobre os possíveis intercâmbios entre essas duas áreas e suas implicações. O presente trabalho investiga os temas de filosofia da ciência abordados nos livros didáticos de Filosofia do PNLD 2018 por meio da análise de conteúdo. As convergências e divergências no que diz respeito às imagens de ciência veiculadas pelos livros e a literatura em NdC são discutidas. Aponta-se a necessidade de maior diálogo entre as áreas de ensino de ciências e ensino de Filosofia, tanto no ensino quanto na pesquisa.
Downloads
References
Abd-El-Khalick, F. (2012). Teaching With and About Nature of Science, and Science Teacher Knowledge Domains. Science and Education, 22(9), 2087–2107. https://doi.org/10.1007/s11191-012-9520-2
Allchin, D. (2011). Evaluating knowledge of the nature of (whole) science. Science Education, 95(3), 518–542. https://doi.org/10.1002/sce.20432
Allchin, D. (2013). Teaching the Nature of Science: Perspectives & Resources. SHiPS Education Press.
Allchin, D., Andersen, H. M., & Nielsen, K. (2014). Complementary Approaches to Teaching Nature of Science: Integrating Student Inquiry, Historical Cases, and Contemporary Cases in Classroom Practice. Science Education, 98(3), 461–486. https://doi.org/10.1002/sce.21111
Almeida, A. T. de, Araújo, M. A. C. de, Silva, N. G. da, & Silva, P. L. da. (2018). Os Fundamentos do Ensino de Filosofia nos Livros Didáticos Aprovados pelo PNLD 2018. Problemata: Revista Internacional de Filosofia, 9(3), 243–251.
Alters, B. J. (1997). Whose nature of science?. Journal of Research in Science Teaching, 34(1), 39–55. https://doi.org/10.1002/(SICI)1098-2736(199701)34:1<39::AID-TEA4>3.0.CO;2-P
Azevedo, N. H., & Scarpa, D. L. (2017). Revisão Sistemática de Trabalhos sobre Concepções de Natureza da Ciência no Ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 17(2), 579–619. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4551
Bardin, L. (2009). Análise de Conteúdo. Edições 70.
Becker, E., Balieiro, M., & Tolle, O. (Eds.) (2013). Filosofia no Ensino Médio: Filosofia da Ciência. Editora UFS.
Cerletti, A. (2009). O Ensino de Filosofia como Problema Filosófico. Autêntica Editora.
Chauí, M. (2016). Iniciação à Filosofia (3ª ed.). Ática
Chiappetta, E. L., Fillman, D. A., & Sethna, G. H. (1991). A method to quantify major themes of scientific literacy in science textbooks. Journal of Research in Science Teaching, 28(8), 713–725. https://doi.org/10.1002/tea.3660280808
Cotrim, G., & Fernandes, M. (2016). Fundamentos de Filosofia (4ª ed.). Saraiva.
Dagher, Z. R., & Erduran, S. (2016). Reconceptualizing the Nature of Science for Science Education. Science and Education, 25, 147–164. https://doi.org/10.1007/s11191-015-9800-8
Díez, J. A., & Moulines, C. U. (1999). Fundamentos de Filosofía de la Ciencia (2ª ed.). Editorial Ariel, S.A.
Duschl, R. A. (1985). Science Education and Philosophy of Science Twenty-Five Years of Mutually Exclusive Development. School Science and Mathematics, 85(7), 541–555. https://doi.org/10.1111/j.1949-8594.1985.tb09662.x
Duschl, R. A., & Grandy, R. (2012). Two Views About Explicitly Teaching Nature of Science. Science and Education, 22(9), 2109–2139. https://doi.org/10.1007/s11191-012-9539-4
Dutra, L. H. A. (2017). Introdução à Teoria da Ciência (4ª ed.). UFSC.
Eflin, J. T., Glennan, S., & Reisch, G. (1999). The nature of science: A perspective from the philosophy of science. Journal of Research in Science Teaching, 36(1), 107–116. https://doi.org/10.1002/(SICI)1098-2736(199901)36:1<107::AID-TEA7>3.0.CO;2-3
Fávero, A. A., Ceppas, F., Gontijo, P. E., Gallo, S., & Kohan, W. O. (2004). O Ensino da Filosofia no Brasil: um Mapa das Condições Atuais. Cadernos Cedes, 24(64), 257–284.
Figueiredo, V. (Org.). (2016). Filosofia: temas e percursos (2ª ed.). Berlendis & Vertecchia Editores.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (2019). Dados Estatísticos. http://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/pnld/dados-estatisticos
Gallo, S. (2016). Filosofia: Experiência do Pensamento (2ª ed.). Scipione
Gontijo, P. (2017). O Ensino de Filosofia no Brasil: Algumas notas sobre avanços e desafios. Perspectivas, 2(1), 3–17.
Hodson, D. (2014). Nature of Science in the Science Curriculum: Origin, Development, Implications and Shifting Emphases. In M. R. Matthews (Ed.), International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching (pp. 911–970). Springer.
Höttecke, D., & Silva, C. C. (2011). Why Implementing History and Philosophy in School Science Education is a Challenge: An Analysis of Obstacles. Science and Education, 20(3), 293–316. https://doi.org/10.1007/s11191-010-9285-4
Irzik, G., & Nola, R. (2011). A Family Resemblance Approach to the Nature of Science for Science Education. Science and Education, 20(7), 591–607. https://doi.org/10.1007/s11191-010-9293-4
Khishfe, R., & Abd-El-Khalick, F. (2002). Influence of explicit and reflective versus implicit inquiry-oriented instruction on sixth graders’ views of nature of science. Journal of Research in Science Teaching, 39(7), 551–578. https://doi.org/10.1002/tea.10036
Knain, E. (2001). Ideologies in school science textbooks. International Journal of Science Education, 23(3), 319–329. https://doi.org/10.1080/095006901750066547
Kötter, M., & Hammann, M. (2017). Controversy as a Blind Spot in Teaching Nature of Science — Why the Range of Different Positions Concerning Nature of Science Should Be an Issue in the Science Classroom. Science & Education, 26(5), 451–482. https://doi.org/10.1007/s11191-017-9913-3
Lederman, N. G. (1992). Students’ and teachers’ conceptions of the nature of science: A review of the research. Journal of Research in Science Teaching, 29(4), 331–359. https://doi.org/10.1002/tea.3660290404
Lederman, N. G., Abd-El-Khalick, F., Bell, R. L., & Schwartz, R. S. (2002). Views of Nature of Science Questionnaire: Toward Valid and Meaningful Assessment of Learners’ Conceptions of Nature of Science. Journal of Research in Science Teaching, 39(6), 497–521. https://doi.org/10.1002/tea.10034
Lederman, N. G. (2007). Nature of Science: Past, Present and Future. In S. K. Abell & N. G. Lederman (Eds.), Handbook of Research on Science Education (pp. 831–879). Routledge Taylor & Francis Group.
Lederman, N. G., Bartos, S. A., & Lederman, J. S. (2014). The Development, Use, and Interpretation of Nature of Science Assessments. In M. R. Matthews (Ed.), International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching (pp. 971–997). Springer.
Lei Nº 11.684 de 2 de Junho de 2008 (2008). Altera o art. 36 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11684.htm#art1
Lei Nº 13.415 de 16 de Fevereiro de 2017 (2017). Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm
Leite, L. (2002). History of science in science education: Development and validation of a checklist for analysing the historical content of science textbooks. Science and Education, 11(4), 333–359. https://doi.org/10.1023/A:1016063432662
Martins, M. H. P., & Aranha, M. L. A. (2016). Filosofando: Introdução à Filosofia (6ª ed.). Moderna.
Matthews, M. R. (2004). Thomas Kuhn’s Impact on Science Education: What Lessons Can Be Learned?. Science Education, 88(1), 90–118. https://doi.org/10.1002/sce.10111
Matthews, M. R. (2012). Changing the Focus: From Nature of Science (NOS) to Features of Science (FOS). In M. S. Khine (Ed.), Advances in Nature of Science Research (pp. 3–26). Springer.
McDonald, C. V., & Abd-El-Khalick, F. (2017). Representations of nature of science in school science textbooks. In C. V. McDonald & F. Abd-El-Khalick (Eds.), Representations of nature of science in school science textbooks: A global perspective (pp. 1–19). Routledge.
Melani, R. (2016). Diálogo: Primeiros Estudos em Filosofia (2ª ed.). Moderna.
Ministério da Educação (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio (Parte IV — Ciências Humanas e suas Tecnologias). http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf
Ministério da Educação (2002). PCNs+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (Ciências Humanas e suas Tecnologias). http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf
Ministério da Educação (2006). Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências Humanas e suas Tecnologias - Volume 3. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf
Ministério da Educação (2015). Edital de Convocação 04/2015 — CGPLI Edital de Convocação para o Processo de Inscrição e Avaliação de Obras Didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2018. http://portal.mec.gov.br/docman/maio-2016-pdf/39561-pnld-2018-edital-pdf
Ministério da Educação (2017). PNLD 2018: filosofia — guia de livros didáticos — Ensino Médio. https://www.fnde.gov.br/pnld-2018/
Ministério da Educação (2018). Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/
Nagayoshi, C. S., & Scarpa, D. L. (2018). Ensino de Filosofia e Ensino de Ciências: Um estranho silêncio. Revista Digital de Ensino de Filosofia — REFilo, 4(1). https://doi.org/10.5902/2448065730757
Nascimento, M. M. do. (1986). A Filosofia no 2º Grau (sua Importância, sua Especificidade). In H. N. Neto (Ed.), O Ensino da Filosofia no 2º Grau (pp. 115–118). SEAF/ Sofia.
Niaz, M. (2014). Science Textbooks: The Role of History and Philosophy of Science. In M. R. Matthews (Ed.), International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching (pp. 1411–1441). Springer.
Pérez, D. G., Montoro, I. F., Alís, J. C., Cachapuz, A., & Praia, J. (2001). Para uma Imagem não Deformada do Trabalho Científico. Ciência e Educação, 7(2), 125–153.
Pinho, R. I. B. V. (2014). O Ensino da Filosofia no Brasil: Considerações Históricas e Político-Legislativas. Educação e Filosofia, 28(56), 757–771.
Plastino, C. E. (1986). O ensino de filosofia das ciências naturais no secundário. In H. N. Neto (Ed.), O Ensino da Filosofia no Segundo Grau. São Paulo: SEAF/Sofia.
Plastino, C. E. (2017). Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência e o seu Ensino. In A. M. Maamari (Ed.), Novas Tendências para o Ensino de Filosofia (p. 144). Editora CRV.
Robinson, J. T. (1965). Science Teaching and the Nature of Science. Journal of Research in Science Teaching, 3, 37–50.
Rosenberg, A. (2005). Philosophy of Science: A Contemporary Introduction (2ª ed.). Routledge Taylor and Francis Group.
Sasseron, L. H., & Carvalho, A. M. P. De. (2011). Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações Em Ensino de Ciências, 16(1), 59–77.
Savian Filho, J. (2016). Filosofia e Filosofias: Existência e Sentidos. Autêntica
Scheffler, I. (1973). Philosophy and the Curriculum. In Reason and Teaching (pp. 31–41). Routledge & Kegan Paul.
Silva, M. R. da. (2004). A Filosofia da Ciência e sua Contribuição para o Ensino de Ciências. In C. Candido & V. Carbonara (Eds.), Filosofia e Ensino: um diálogo transdiciplinar (pp. 437–456). Unijuí.
Sturza, R. B. (2017). Livros Didáticos de Filosofia no Ensino Médio: da Gestão Escolar à Sala de Aula. Refilo — Revista Digital de Ensino de Filosofia, 3(2), 219–232.
Tozzi, M. (2011). Penser par si-même (7ª ed.). Chronicle sociale.
Unesco (2007). Philosophy A School of Freedom: teaching philosophy and learning to philosophize; status and prospects. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000154173
Vasconscelos, J. A. (2016). Reflexões: Filosofia e Cotidiano. SM.
Von Zuben, M. de C., Araújo, J. S. de, & Costa, I. de M. (2013). Avaliação dos principais Livros Didáticos de Filosofia para o Ensino Médio Existentes no Mercado Editorial Brasileiro. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação — RESAFE, (20), 157–178.
Wilson, L. L. (1954). A Study of Opinions Related to the Nature of Science and its Purpose in Society. Science Education, 38(2), 159–164.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Caio Seiji Nagayoshi, Daniela Lopes Scarpa
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The authors are responsible for the veracity of the information provided and for the content of the papers.
The authors who publish in this journal fully agree with the following terms:
- The authors attest that the work is unpublished, that is, it has not been published in another journal, event notices or equivalent.
- The authors attest that they did not submit the paper to another journal simultaneously.
- The authors retain the copyright and grant to RPBEC the right of first publication, with the work licensed simultaneously under a Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- The authors attest that they own the copyright or the written permission from copyright owners of figures, tables, large texts, etc. that are included in the paper.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (for example, to publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication in order to increase the impact and citation of published work.
In case of identification of plagiarism, inappropriate republishing and simultaneous submissions, the authors authorize the Editorial Board to make public what happened, informing the editors of the journals involved, any plagiarized authors and their institutions of origin.