The Pedagogical Mediation Performed by a Graduate Student in Biological Sciences in an Inquiry-Based Science Classe Involving Physics Concepts

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u3765

Keywords:

science teacher formation, mediated action, inquiry-based teaching, scientific enculturation, teaching physics concepts

Abstract

This research aims to analyze the pedagogical mediation performed by a graduate student of Biological Sciences during a science lesson oriented on inquiry-based teaching that involved scientific concepts of physics. It is a qualitative intervention research, which used the discursive interactions between teacher and pupils in the sixth year of primary education in a public school in Vitória, Espírito Santo, collected as audio recordings. The analysis of the mediation carried out by the graduate student relied on Wertsch’s theory of mediated action, and the scientific enculturation process has been investigated under the light of sociocultural matrix. The results help us to understand the intrinsic relation between an intentional and organized mediated action and the availability of a rich verbal interaction in an inquiry-based environment that contributed to process of scientific enculturation of students.

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Author Biographies

Leandro da Silva Barcellos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Possui Licenciatura Plena em Física (2014) e Mestrado Profissional em Ensino de Física (2017), ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professor substituto da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências por Investigação; Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); Formação inicial e continuada de Professores de Ciências; e Desenvolvimento e uso de Jogos na educação.

Suiany Vitorino Gervásio, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestranda em Biologia Vegetal pela Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós Graduação em Biologia Vegetal. Graduada em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Espírito Santo. Realizou Iniciação Científica (PIBIC/UFES) e estágio voluntário no Laboratório de Genética de Plantas e Toxicológica. Atuou como membro da equipe coordenadora de uma das salas da Mostra de Física e Astronomia da UFES.

Mirian do Amaral Jonis Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, lecionando nos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEnFis) e do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo desenvolvendo pesquisas relacionadas à formação inicial e continuada de professores, com ênfase no ensino de Ciências e Biologia para a Educação Básica. Desenvolveu projeto de pós-doutoramento no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Integra a equipe de coordenação do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) UFES / Universidade de Lisboa.

Geide Rosa Coelho, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduado em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professor da área de ensino de Física no Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2010) atuando no curso presencial e na modalidade a distância e professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Física (PPGEnFis) da UFES. Desde 2014 é coordenador Adjunto do PPGEnFis-UFES. Foi professor de educação básica de nível médio - Secretaria Estadual da Educação de Minas Gerais (de 2001 até 2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas : Formação inicial e continuada de Professores de Ciências, Ensino por investigação e formação de professores, práticas docentes estabelecidas no contexto escolar e não escolar, Estratégias de Ensino e aprendizagem de conceitos científicos.

 

How to Cite

Barcellos, L. da S., Gervásio, S. V., Jonis Silva, M. do A., & Coelho, G. R. (2019). The Pedagogical Mediation Performed by a Graduate Student in Biological Sciences in an Inquiry-Based Science Classe Involving Physics Concepts. Brazilian Journal of Research in Science Education, 19, 37–65. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u3765

Issue

Section

Artigos